Conheça 5 exercícios qua ajudam o intestino a funcionar
Quando, apesar do seu estilo de vida saudável, o intestino não funciona, vale tentar outras alternativas. Confira exercícios sugeridos pela professora de yoga Madu Cabral, de São Paulo, que prometem aliviar a prisão de ventre.
1. Agnisara Dhauti
Ilustração: Paola Saliby
Sentada sobre os calcanhares, inspire profundamente e expire esvaziando completamente os pulmões. Encolha o abdômen o máximo que conseguir. Em seguida, ainda sem ar nos pulmões, empurre o abdômen para fora e para dentro, com movimentos rápidos e sucessivos por diversas vezes – pare antes de sentir falta de ar. Repita o exercício três vezes.
2. Pavanmuktasana
Ilustração: Paola Saliby
Deitada com a barriga para cima, mantenha as duas pernas estendidas, com a ponta dos pés apontando para o teto. Sinta a lombar bem apoiada no chão. Empurre o calcanhar esquerdo no chão e abrace o joelho direito junto ao peito. Mantenha a postura durante oito respirações. Faça o mesmo com a outra perna. Repita três vezes com cada perna.
3. Balayoga Mudrasana
Ilustração: Paola Saliby
Sentada sobre os calcanhares (se sentir desconforto, ajoelhe-se sobre uma manta dobrada ou faça o exercício sentada com os pés cruzados), feche as mãos e coloque-as nas cristas ilíacas – os dois ossinhos na parte baixa do abdômen. Incline o tronco para a frente, de forma que as mãos façam pressão abdominal, levando a testa ao chão. Permaneça nessa posição por 20 respirações lentas e profundas. Depois, eleve o tronco devagar, enquanto faz uma inspiração profunda. Repita três vezes.
4. Jathara Parivartanasana
Ilustração: Paola Saliby
Deitada com a barriga para cima, deixe as duas pernas estendidas, com a ponta dos pés apontando para o teto. Sinta a lombar apoiada no chão. Abrace os joelhos aproximando-os do peito. Estenda os braços na altura dos ombros com a palma das mãos voltadas para o chão. Leve as pernas, unidas, para a direita e para a esquerda por dez vezes de cada lado – os movimentos devem ser rápidos e as respirações constantemente profundas. Repita três vezes.
5. Rotação do tronco
Ilustração: Paola Saliby
Em pé ou sentada no chão em posição de lótus ou, se preferir, numa cadeira mantendo os pés alinhados e bem apoiados, estique os braços para cima. Lentamente, abaixe-os de forma que os cotovelos fiquem na altura dos ombros. Gire o tronco de um lado para o outro – dez vezes de cada lado – respirando suavemente. Repita três vezes.