Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como manter a dieta na casa de amigos ou restaurantes?

Não é preciso recusar o convite para comer fora de casa. O médico nutrólogo Luís Carlos Silveira dá dicas para não comprometer a silhueta e manter a dieta

Por Da Redação
Atualizado em 23 Maio 2017, 17h03 - Publicado em 23 Maio 2017, 17h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • jantar_amigos_dieta
    (Getty Images/Getty Images)

    Acontece com muita gente: basta receber um convite para almoçar ou jantar na casa de amigos ou em restaurantes para querer deixar a dieta de lado. Momentos assim funcionam como verdadeiras provações para testar sua capacidade de superação ou exercitar o autocontrole e especialmente, a confiança.

    A autossabotagem pode levar até a sensações de culpa, depressão e fragilidade. “Manter-se dentro daquilo que se propôs trará uma sensação de êxito e vontade de continuar. Assim, não recomendamos que se evitem festividades, apenas que se vá com maior atenção e presença. Isto significa não colocar a mente no modo-automático, mas pensar e sentir sobre o que se está fazendo”, afirma Luís Carlos Silveira, médico nutrólogo e fundador do Kurotel Centro Médico de Longevidade, em Gramado. Portanto, se o convite for aceito com esse pensamento, você terá meio caminho andado em termos de sucesso na dieta.

    Leia mais: Segredo para boa alimentação é o planejamento, diz nutricionista

    Confira as dicas e recomendações práticas do Dr. Luís Carlos Silveira para não fugir da dieta:

    Continua após a publicidade

    – Faça um lanche antes de sair de casa, contendo boa quantidade de fibras, como saladas de folhas ou de frutas. “Se você costuma ter grande desejo de doces, uma recomendação é comer uma barrinha pequena de chocolate 80%, que não estimulará a vontade de comer doces sem parar e trará outros benefícios neuroquímicos”, indica o médico. Se preferir, você pode deixá-la dentro do carro para a volta para a casa.

    – Evite o couvert, que são grandes sabotadores dos objetivos. “As pessoas acabam ingerindo grande quantidade sem perceber, além de abrirem o apetite”, conta o especialista. Um estudo mostrou que o desejo por comer comidas calóricas nas refeições principais é maior quando se ingere comidas mais calóricas nos couverts (como manteigas e queijos gordurosos), se comparado à quando começamos a refeição com comidas menos gordurosas.

    Leia mais: 17 receitas de sopas deliciosas que ajudam a emagrecer

    Continua após a publicidade

    – Verifique se há salada como opção e sempre comece por ela antes do prato principal e separadamente. Espere alguns minutos entre a salada e o prato principal para haver tempo dos hormônios relacionados à saciedade agirem, já que eles são ativados cerca de 20 minutos após as primeiras mastigações.

    – Sirva-se de uma quantidade 25% menor do que normalmente desejaria  se servir.

    – Busque os alimentos de valor calórico mais baixo.

    Continua após a publicidade

    – Evite a sobremesa, já que a natureza do açúcar – em razão de neuroreceptores que atuam no sistema de recompensa – acabam ativando o desejo por comer mais. Se tiver grande desejo, veja se há alguma opção de fruta como sobremesa.

    – Evite tomar líquidos com a refeição para poder mastigar melhor e comer mais devagar. Se optar por bebidas alcoólicas, beba com calma e procure não passar de uma dose (taça). Neste caso, intercale com um copo de água.

    Leia mais: 5 táticas certeiras para se manter firme na dieta

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.