Como cuidar da vagina no verão? 7 hábitos necessários para manter a saúde íntima
Na época mais quente do ano, adotar cuidados para manter a saúde da vagina é indispensável

Basta o verão chegar para a saúde íntima ficar mais frágil. Se você frequenta a praia ou a piscina, então, os problemas aparecem com mais facilidade. “O calor e a umidade podem favorecer o surgimento de infecções e desconfortos íntimos, como a candidíase, vaginose bacteriana e a irritação da pele”, explica Flávia Purcino, ginecologista e sócia fundadora da Clínica Eredità. Para evitar problemas, é necessário adotar estes cuidados com a vagina.
1. Retire o biquíni molhado
Embora seja mais cômodo ficar com o biquíni depois de um mergulho, esse hábito não é nada saudável. Tudo porque o ambiente molhado é ideal para a proliferação de fungos e bactérias. “Pode levar a infecções como a candidíase.”
E não acaba aí. “A umidade prolongada pode alterar o ph vaginal, prejudicando as defesas naturais da região”, diz a ginecologista. A dica é sempre carregar uma muda de roupa seca na bolsa e não permanecer com peças úmidas por muito tempo.
2. Utilize calcinha 100% de algodão
Muita gente não sabe, mas o ideal é usar calcinha 100% de algodão. Esse material permite a ventilação e evita a umidade excessiva por ser altamente absorvente. A cor branca, por outro lado, possibilita observar o corrimento e descobrir se há algo de errado com ele. A maioria das calcinhas, porém, não são de algodão — por isso, fique de olho na composição.
3. Use roupas leves
Outro hábito comum durante o verão é usar roupas apertadas, algo nada positivo. “Roupas muito justas impedem a ventilação da região íntima, retêm suor e umidade e aumentam o atrito na pele. Algo que favorece irritações e infecções.” A especialista recomenda usar roupas leves e, sempre que possível, dormir sem calcinha.

4. Faça a higienização correta
A higienização transforma a saúde íntima. Ela deve começar na vulva (genitália externa), com água corrente e sabonete específico para a região, e seguir no resto do dia. Secar bem e usar roupas leves são parte desse cuidado.
“Use sabonetes neutros na higienização da parte externa da região íntima e evite duchas vaginais, que podem desregular a flora natural e não trazem nenhum benefício para a saúde”, recomenda Flávia.
5. Tenha uma alimentação balanceada
Parece inusitado, mas a alimentação afeta até sua saúde íntima. “Uma dieta rica em probióticos e a ingestão adequada de água contribuem para o equilíbrio da microbiota vaginal, que pode ajudar na proteção contra infecções locais”, pontua a especialista.
6. Troque com frequência o absorvente
A troca do absorvente precisa ser intensificada durante o verão. Além disso, evitar absorventes diários é recomendado para não abafar a região.
7. Consulte um ginecologista ao perceber qualquer alteração
Ao descobrir alterações em seu corrimento, irritação, dor ou qualquer outro sinal, não deixe de consultar um ginecologista. Ele saberá diagnosticar e tratar o problema antes que se agrave.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.