Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Como clarear os dentes em casa? Dentista revela o melhor método

Com a popularização de produtos clareadores nas redes sociais, especialista explica quais são os perigos de usar métodos caseiros para clarear os dentes

Por Sarah Brito
16 fev 2025, 07h30
Como clarear os dentes em casa? Dentista revela qual o melhor método
Saiba o que está por trás do uso inadequado de clareadores sem prescrição ou orientação odontológica  (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Sonho de muitos, o sorriso branco e radiante tem levado cada vez mais pessoas a buscarem métodos de clareamento dental na internet. No entanto, muitas das soluções práticas e econômicas divulgadas nas redes sociais oferecem graves riscos à saúde bucal, de acordo com especialistas.

Nós conversamos com Dr. Ricardo Amore, Mestre e Doutor em Dentística pela UNESP-SJC e pesquisador do Curaprox Academy, para descobrir se é possível clarear os dentes em casa. Confira o veredito!

Clareamento dental em casa funciona?

Como clarear os dentes em casa? Dentista revela qual o melhor método
“Sem supervisão especializada, esses procedimentos podem causar sérios riscos como a degradação do esmalte dental e o surgimento de sensibilidade intensa nos dentes”, alerta o Dr. Ricardo Amore, Mestre em Dentística pela UNESP-SJC e pesquisador do Curaprox Academy (Pexels/Reprodução)

Antes de tudo, é necessário entender que o procedimento de clareamento dental é realizado com o uso de agentes oxidantes, como o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida. 

Essas substâncias agem na oxidação de pigmentos nos dentes, removendo manchas e clareando a superfície dental. Jamais, de acordo com o especialista, o procedimento deve ser feito sem supervisão profissional.

“Sem supervisão especializada, esses procedimentos podem causar sérios riscos como a degradação do esmalte dental e o surgimento de sensibilidade intensa nos dentes. Além disso, o uso de plaquinhas não personalizadas pode provocar vazamento de substâncias não identificadas, acarretando em lesões na gengiva ou até mesmo alterações gástricas”, alerta.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, dentistas podem recomendar clareadores para uso complementar em casa. Contudo, isso deve ser feito apenas com orientação profissional.

Cremes clareadores e substâncias caseiras não são recomendadas

Como clarear os dentes em casa? Dentista revela qual o melhor método
Entenda o que está por trás do uso de creme dentais que prometem clareamento durante as escovações. Saiba se realmente funcionam (Pexels/Reprodução)

Outro ponto de confusão envolvendo o clareamento dental está relacionado ao uso de cremes dentais que prometem dentes mais brancos.

De acordo com Amore, esses produtos não funcionam como alternativa clareadora devido ao seu desempenho primário e superficial na estrutura dos dentes. “Eles podem até remover manchas superficiais, mas não possuem o poder de clarear a estrutura do dente como um todo”, diz o especialista.

Continua após a publicidade

Assim como produtos clareadores, o carvão ativado também entram na categoria de procedimentos de risco para os dentes, uma vez que o ingrediente pode ser abrasivo e danificar o esmalte dental, especialmente em versões caseiras ou de qualidade duvidosa.

Mas afinal, é possível manter os dentes mais claros em casa?

Como clarear os dentes em casa? Dentista revela qual o melhor método
Para dentes mais brancos, mantenha sempre em dia o uso de fio de dental e o hábito de uma escovação eficiente (Pexels/Reprodução)

A resposta é sim! Segundo Dr. Ricardo, a melhor forma de manter os dentes claros é investindo em bons hábitos de higiene bucal.

“Escovações eficazes com escovas de cerdas macias e uso de escovas interdentais são essenciais para evitar o acúmulo de placa bacteriana, que causa o escurecimento dos dentes”, orienta Amore.

Continua após a publicidade

Para além da escovação, também é recomendado o uso recorrente de fio dental, além de evitar o uso de cigarros, inclusive os eletrônicos.

“O tabagismo não combina com a saúde, muito menos com a bucal, pois reúne adesivos e pigmentos que se fixam na superfície dos dentes. Não há níveis seguros para o uso de cigarros, seja para os dentes ou para a saúde de modo geral”.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.