Como a qualidade do sono pode rejuvenescer sua pele e saúde
Especialistas explicam como hábitos diários e rotina de sono impactam a saúde, a aparência e o envelhecimento do corpo
Dormir bem é essencial para o corpo, a mente e até para manter uma aparência mais jovem. Um sono de má qualidade, por outro lado, pode acelerar o envelhecimento da pele e comprometer a saúde do organismo.
“A privação de sono aumenta o estresse oxidativo, reduz a produção de colágeno e compromete a regeneração celular. Isso se traduz em rugas mais visíveis, pele mais opaca e até queda de cabelo em alguns casos. Ou seja, cuidar do sono é tão importante quanto usar bons cosméticos”, explica o médico Paulo Reis, otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono e coordenador científico do grupo Bonviv Brasil.
Apesar da importância, dormir ainda é um dos pilares do bem-estar mais negligenciados no Brasil. Um levantamento da empresa Vhita revelou que 7 em cada 10 mulheres desejam dormir e descansar melhor em 2026, mostrando que a qualidade do sono continua sendo um grande desafio.
Mas como dormir melhor? Confira as estratégias comprovadas para melhorar a qualidade do sono.
Hábitos essenciais para um sono de qualidade
1- Defina horários consistentes para dormir e acordar
“Recomendo horários regulares para dormir, inclusive nos finais de semana, com variação máxima de uma hora para mais ou para menos”, orienta Paulo Reis. O corpo humano geralmente precisa de 7 a 9 horas de sono, mas a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa.
“A necessidade de sono é individual, assim como a ingestão de calorias. Alguns precisam de mais horas, outros de menos. A quantidade que a maioria da população precisa em média é de 8 horas, mas adolescentes e gestantes, por exemplo, tendem a ter uma maior necessidade de sono em relação ao seu parâmetro habitual”, diz Paulo.
2- Estabeleça uma rotina saudável ao longo do dia
Manter hábitos que favoreçam o sono é fundamental, e isso deve ser feito ao longo do dia. O especialista exemplifica: “se expor à luz natural pela manhã e reduzir as luzes fortes à noite, evitar cafeína após almoço e álcool próximo à hora de dormir e praticar exercícios regulares”.
3- Crie um ritual relaxante antes de dormir
Antes de dormir, deixe o quarto escuro, silencioso e confortável. “As pessoas têm se perdido bastante no quesito horário de dormir devido às demandas profissionais e sociais. Somos muito estimulados à noite, um momento que era para estarmos desacelerando. Tenho estimulado o uso do despertador não para acordar, mas para chamar a atenção para a hora de ir dormir”, afirma Paulo.
Quais são os benefícios do sono de qualidade?
Dormir mal pode trazer diversos problemas à saúde e à aparência. “O sono funciona como um potente detox. Durante a noite, o corpo produz hormônio do crescimento e melatonina, substâncias antioxidantes que reduzem a produção de radicais livres”, explica Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro do American College of Lifestyle Medicine.
Quando a pessoa não dorme bem, um problema aparece. “O excesso desses radicais provoca danos a vários órgãos, aumenta o risco de ansiedade, depressão e tumores, e compromete a produção de colágeno e elastina na pele, acelerando o envelhecimento”, pontua Beatriz.
Por outro lado, são diversos os benefícios de manter um sono de qualidade. “Prezar por dormir a quantidade adequada, com regularidade nos horários, melhora nossa produtividade física, mental e emocional. Mas cuidar da qualidade do sono é fundamental não apenas para garantir bem-estar e disposição durante o dia, mas também para manutenção da saúde e prevenção de uma série de doenças, desde hipertensão até diabetes”, finaliza Paulo.
Você também pode gostar de:
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
5 jeitos de estimular os mamilos durante o sexo e sentir ainda mais prazer
5 looks de Grazi Massafera que você pode copiar — e onde encontrar cada peça
Manual para “chegar lá”: o orgasmo feminino como presente para toda a vida
8 cores de esmalte que rejuvenescem as mãos instantaneamente
5 posições sexuais que estimulam o clitóris e fazem a mulher gozar muito





