Há séculos usada para tratar a saúde, a camomila tinha até nome especial na Grécia antiga: “mãe da terra”. Depois de muito aperfeiçoamento na extração do que há de melhor nela, hoje é seu óleo essencial que entra nas fórmulas dos produtos de beleza e de tratamento que usamos; ele é um ótimo auxiliar para os cuidados de condições como enxaqueca, cólicas menstruais e problemas digestivos.
Na pele, a camomila tem funções anti-inflamatória, calmante e muito mais. Conversamos com as dermatologistas Adriana Benito (da Clínica Senses) e Cinthia Wilhelm (da Cia. da Consulta) para entender melhor como essas florzinhas tão lindas e cheirosas conseguem ser incríveis para também fazer bem à nossa pele.
Propriedades anti-inflamatórias da camomila
Peles com queimaduras de sol, dermatites e sensibilidades causadas por procedimentos estáticos ou mesmo por uma limpeza de pele um pouco mais agressiva se beneficiam com hidratantes à base de camomila, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
A lavagem da pele com sabonetes de camomila também ajuda muito nestes casos.
Camomila: calmante em todos os sentidos
Raras são as pessoas que nunca tomaram um chazinho de camomila para ficarem um pouco mais calmas. É verdade: a camomila é calmante tanto para a mente quanto para a pele.
Após a depilação, após o sol e quando a pele apresenta irritações de atrito, os cremes e loções de camomila são perfeitos para acalmar a pele, tirar a vermelhidão e devolver seu aspecto uniforme.
Um bom banho com água morna (no máximo a 37°C) e sabonete de camomila nessas situações também traz alívio imediato à pele.
Poder regenerativo para a pele
A presença do alfa bisabolol na camomila a torna poderosa nos processos regenerativos da pele, amenizando rugas e linhas de expressão, recuperando áreas com queimaduras e prevenindo o envelhecimento precoce. Suas melhores aplicações, nestes casos, são em cremes.
Função antioxidante da camomila
O alfa bisabolol também confere à camomila uma função antioxidante que ajuda a minimizar manchas da pele e a uniformizar o tom da pele como um todo.
Em que produtos para a pele a camomila funciona melhor?
Principalmente devido à ação calmante, a camomila é muito bem-vinda em sabonetes de limpeza e hidratantes corporais. Ela também é um ativo interessante em procedimentos de consultório dermatológico, como peelings, lasers e microagulhamento, pois é anti-inflamatória e acelera a recuperação da pele.
Não se esqueça, de toda forma, de sempre consultar um/a médico/a dermatologista antes de escolher os produtos que usará na pele. As alergias à camomila são raríssimas, mas existem. Não corra riscos.