Na natureza encontramos o equilíbrio para praticamente tudo que diga respeito à nossa saúde, e isso inclui a pele. A não ser que ela esteja com alguma doença ou condição delicada – nestes casos, um médico dermatologista deve ser consultado –, podemos mantê-la saudável e bonita no dia a dia aproveitando os benefícios de ativos naturais misturados em produtos prontos (sabonetes, loções e cremes de tratamento) ou usados em sua forma original.
Conversamos com especialistas para saber quais são os ativos naturais mais poderosos para a pele seca. Confira o que eles recomendam.
Amêndoas e sementes de uva
Os dois ativos naturais beneficiam a pele seca da mesma maneira: criando uma barreira que impede que a água evapore, o que mantém sua hidratação natural.
Pistache
É rico em ácidos graxos, uma gordura que temos naturalmente na pele. A manteiga atua na reposição dessa gordura, essencial para a hidratação equilibrada.
Aveia
É um hidratante poderoso e nutritivo, pois possui gorduras boas, proteínas, fibras e vitaminas que agem profundamente na pele e ajudam a reter as moléculas de água em sua superfície. Também melhora irritações e alergias, funcionando como um calmante cutâneo.
Germe de trigo
Rico em alantoína, um princípio ativo que melhora áreas ressecadas e que necessitem de cicatrização. Também acalma a pele irritada.
Ácido hialurônico
Queridinho dos procedimentos e dos produtos de tratamento, o ácido hialurônico é encontrado no nosso organismo, por isso é um ativo natural. Por ter alta afinidade com a água, ele auxilia na estrutura e na hidratação cutâneas. Também mantém a integridade das fibras de colágeno.
Ceramidas
Também são um tipo de gordura encontrado naturalmente em nossa pele. As ceramidas têm o mesmo efeito que a manteiga de pistache.
Romã
Rica em antioxidantes como as vitaminas A e C, a fruta produz um óleo altamente hidratante, que melhora a maciez e a elasticidade natural da pele.
Em que momento é melhor hidratar a pele?
Durante e logo após o banho, quando os poros estão mais abertos e receptivos para a penetração dos ativos de sabonetes, loções e cremes. E lembre-se: a água do banho deve estar no máximo a 37°C para não ressecar ainda mais a pele.
Fontes: médicos dermatologistas André Braz, Cínthia Guedes e Denise Chambarelli