Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Pré e pós-Carnaval: 7 mitos e verdades para evitar a ressaca

Aprenda o que funciona ou não para curar os sintomas e não sofra mais com o mal-estar

Por Beatriz Lourenço
22 fev 2025, 07h30
Aprenda o que funciona ou não para curar a ressaca
Aprenda o que funciona ou não para curar a ressaca (Pexels/Reprodução)
Continua após publicidade

Dor de cabeça, náusea, cansaço extremo e boca seca são alguns sintomas clássicos da ressaca, um efeito colateral comum do consumo excessivo de álcool. Apesar de ser um problema recorrente para muitas pessoas, ainda há diversos mitos sobre suas causas e sobre como aliviar os incômodos.

“O organismo metaboliza o etanol no fígado e ele produz substâncias tóxicas, como o acetaldeído, que sobrecarregam o metabolismo e geram inflamação. Além disso, a bebida leva à desidratação e ao desequilíbrio de eletrólitos, o que contribui para o mal-estar”, explica a nutricionista Sabrina Theil

Mitos e verdades sobre ressaca

Tomar café melhora a ressaca?

Mito. Embora a cafeína possa ajudar a reduzir a sonolência e a fadiga, ela não acelera a eliminação do álcool do organismo. Além disso, o café tem efeito diurético, o que pode piorar a desidratação causada pelo álcool.

Comer comidas gordurosas atrapalha a ressaca?

Depende. “Comer alimentos gordurosos antes de beber pode retardar a absorção do álcool no estômago, reduzindo os efeitos imediatos da intoxicação”, afirma a especialista. “No entanto, após a bebedeira, refeições muito pesadas podem sobrecarregar ainda mais o fígado.”

O ideal é apostar em alimentos leves e nutritivos que ajudam na reidratação e na reposição de vitaminas, como frutas, caldos leves, proteínas magras e banana. 

Bebias alcoólicas são parte da festa das pessoas no Carnaval
(Marcos Paulo Prado/Unsplash)
Continua após a publicidade

Água é boa para curar a ressaca?

Verdade. O álcool causa desidratação, pois inibe o hormônio responsável pela retenção de líquidos. “Beber bastante água antes, durante e depois do consumo de álcool ajuda a reduzir os sintomas e a recuperar o equilíbrio do organismo”, diz Sabrina.

As mulheres sofrem mais com a ressaca?

Verdade. “As mulheres tendem a metabolizar o álcool de forma mais lenta do que os homens devido a diferenças hormonais e menor quantidade da enzima álcool desidrogenase, responsável por quebrar o etanol”, aponta a médica. Isso faz com que os efeitos da bebida sejam mais intensos e a ressaca mais severa.

O drinque 'Cambuci Old Fashioned', do SubAstor
(Bruno Geraldi/Divulgação)

Banho gelado cura a ressaca?

Mito. O banho frio pode dar uma sensação momentânea de alívio e despertar a pessoa, mas não acelera o metabolismo do álcool. A única forma eficaz de eliminar o álcool do organismo é dar tempo ao fígado para processá-lo.

Continua após a publicidade

Beber mais álcool alivia os sintomas da ressaca?

Mito. Esse  método apenas prolonga a intoxicação e retarda a recuperação. O ideal é permitir que o corpo se recupere naturalmente, com hidratação, boa alimentação e descanso.

Sauna elimina álcool do organismo?

Mito. A sauna pode até dar a sensação de alívio por induzir o suor e promover relaxamento, mas ela não acelera a eliminação do álcool.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.