1. Suco de caixinha
Está escrito “artificial” na caixinha? Fuja!!!!! Esses sucos possuem muitos conservantes, sódio, corantes e poucos nutrientes. É importante ficar de olho mesmo naqueles produtos que prometem que o suco é feito com a fruta natural. Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou mais de 30 marcas e verificou que pelo menos dez não tinham a quantidade de fruta exigida por lei. Há diferença entre suco e néctar: suco só pode conter fruta, água e a porcentagem de açúcar definida para o tipo de fruta. Néctar pode receber corantes, mais água e mais açúcar.
2. Barrinha de cereal
Apesar da boa fama, muitas não são tão leves assim. Elas não oferecem tanta fibra quanto prometem e aquelas que têm cobertura de chocolate ou mel são recheadas de carboidratos e gordura – o que pode agregar calorias desnecessárias à dieta. Além disso, é comum sentirmos fome pouco tempo depois de comer um desses alimentos quebra-galhos. Melhor evitar!
3. Queijo minas
Mais um alimento da série: parece ser saudável, mas não é. A receita mineira é superengordurada. Além disso, o queijo branco também apresenta em sua composição uma concentração média de 505 miligramas de sódio por porção de 100 gramas. Isso equivale a um quarto do nosso consumo ideal diário.
4. Peito de peru
É preciso lembrar que o peito de peru é uma carne processada e tem muito sódio e conservantes na composição. Quando vira embutido (blanquet), também recebe adição de gordura, conservantes e corantes.
5. Biscoito água e sal
Aparentemente inofensivos, a receita do clássico biscoito conta com alta dose de carboidrato e, ainda, a temida gordura trans. Antes de comprar, observe atentamente a lista de ingredientes.