Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

2º turno das Eleições: e-Título deve ser baixado até sábado

O aplicativo funciona como uma alternativa digital para o documento físico com foto

Por Raíssa Basílio
27 out 2022, 12h29
Eleições
Baixe o app com antecedência para evitar problemas.  (dimilips/ThinkStock)
Continua após publicidade

Faltam apenas três dias para o 2º turno das eleições gerais, que acontecem neste domingo (30). Para votar, é preciso apresentar um documento com foto junto ao título eleitoral ou com o e-Título – para utilizar o aplicativo é preciso que você tenha feito a emissão digital do título de eleitor. 

Caso ainda não tenha feito, essa função estará disponível até sábado (29), no dia da votação estará suspensa. Quem usou o app no primeiro turno, ou em outras eleições, não precisa expedir o certificado novamente. Agora, se você optar por utilizar a versão digital pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda não baixar o aplicativo de última hora. 

É necessário ter um registro na Justiça Eleitoral para emitir a declaração, que a partir disso, poderá ser acessada sempre que o usuário precisar. Além de ser um comprovante para votar, o e-Título permite a consulta do local de votação, formulário de justificativa de ausência e mais. É importante citar também que o aplicativo não é obrigatório, é apenas uma alternativa digital.

Lembrando que não é obrigatório apresentar o título eleitoral para votar. Quais são os documentos que podem ser utilizados para votar? Veja abaixo:

e-Título;
Carteira de identidade;
Identidade social;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira de trabalho;
Carteira nacional de habilitação.

Continua após a publicidade

Outra informação importante é que na cabine de votação, não será possível usar o celular nem outros equipamentos eletrônicos. Ao apresentar o e-Título, por exemplo, os eleitores devem desligar os aparelhos e deixá-los com o mesário. Em caso de descumprimento da regra, os responsáveis pela seção poderão acionar o juiz da zona eleitoral, que poderá chamar a polícia militar. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.