USP entra pela 1ª vez no ranking de 100 melhores universidades do mundo
Em menos de 1 ano, a universidade avança 30 posições e se torna nova líder na América Latina
Nesta terça-feira, 27, a Universidade de São Paulo (USP) entrou para o ranking de 100 melhores instituições do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo sistema de avaliação educacional QS World University Ranking.
Ocupando a 85ª posição no ranking, a universidade torna-se a primeira instituição brasileira a entrar para o top 100 da pesquisa, tornando-se também líder entre as universidades da América Latina.
O salto de 30 posições desde a última pesquisa divulgada em relação à 2023, deve-se ao fato do aumento na porcentagem da empregabilidade de ex-alunos e pela melhora em relação a reputação da instituição em âmbito internacional.
“Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos. Trabalhamos com afinco, ao longo de décadas, para chegar a esse patamar. É claro que a missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade.” afirma o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior.
Alguns novos critérios para a avaliação dessas instituições foram divulgados pela pesquisa para eleger as melhores universidades, como por exemplo as práticas de sustentabilidade, o seu posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais, principalmente nas áreas de pesquisa.
Confira o topo do ranking:
1-MIT (EUA)
2-Universidade de Cambridge (Reino Unido)
3-Universidade de Oxford (Reino Unido)
4-Universidade Harvard (EUA)
5-Universidade Stanford (EUA)
6-Imperial College London (Reino Unido)
7-ETH Zurich (Suíça)
8-Universidade Nacional de Singapura (Singapura)
9-University College London (UCL – Reino Unido)
10-Universidade da Califórnia (EUA)
Outras universidades brasileiras aparecem nos resultados, entre elas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupando a 220ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na posição 371ª e logo após, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa a 419ª posição.
Após a 500ª posição, a classificação passa a ser formada por grupos, confira as demais posições de instituições brasileiras no ranking:
- 595º: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- de 691° a 700º: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- de 691° a 700º: Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
- de 731º a 740º: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- de 801º a 850º: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- de 801º a 850º: Universidade de Brasília (UnB)