Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Seiko Hashimoto pode assumir o comando dos Jogos de Tóquio

A escolha da ministra como presidente do Comitê é vista como uma resposta necessária às falas sexistas do ex-presidente Yoshiro Mori

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2021, 20h25 - Publicado em 17 fev 2021, 20h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • TOKYO, JAPAN - SEPTEMBER 11: Japan's newly appointed Minister for the Tokyo Olympic and Paralympic Games Seiko Hashimoto speaks during a press conference at the prime minister's official residence on September 11, 2019 in Tokyo, Japan. Prime Minister Shinzo Abe reshuffled his Cabinet and executives in the ruling Liberal Democratic Party today. (Photo by Tomohiro Ohsumi/Getty Images)
     ((Foto: Tomohiro Ohsumi)/Getty Images)

    Com a saída de Yoshiro Mori, de 83 anos, do Comitê Organizador Tóquio-2020, que proferiu ofensas sexistas na última semana, o cargo de presidente do Comitê pode ser ocupado por uma mulher. De acordo com o canal de televisão público NHK, a atual ministra japonesa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, de 56 anos, deve ser a substituta de Mori.

    No início do mês, Mori se desculpou publicamente após declaração de que mulheres “falam demais”. A repercussão da ofensa levou a autoridade a renunciar do cargo. ““Minha declaração provocou muito caos. Desejo renunciar como presidente a partir de hoje. Vou renunciar ao cargo de presidente do comitê”, disse o ex-presidente e ex-ministro do Japão.

    Com um número igual de mulheres e homens, um comitê foi criado para escolher a pessoa que comandaria o comitê. Na próxima quinta-feira, acontecerá a terceira reunião do grupo, em que o convite será formalizado a Seiko.

    A proximidade de Seiko, que tem sete Jogos Olímpicos no trajetória como ciclista e patinadora, com o universo do esporte foi vista como resposta às falas sexistas do ex-presidente. Assim, a organização dos jogos remediou a crise provocada por Mori.

    Entretanto, a imprensa local revela que a candidata não demonstra tanto interesse pela oportunidade, já que a abertura dos Jogos acontecerá em apenas cinco meses. Por isso, para parte dos jornalistas, a disputa ainda está aberta. Yasuhiro Yamashita, presidente do Comitê Olímpico Japonês, e Mikako Kotani, diretora esportiva de Tóquio-2020, são outros nomes apontados como candidatas para o cargo.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.