O Reino Unido decidiu em um referendo deixar a União Europeia. Além de forçar a renúncia do primeiro-ministro, David Cameron, o passo também lesionou o projeto europeu de maior unidade desde a Segunda Guerra Mundial.
Se está pensando em viajar ou pedir visto de permanência, saiba o que muda para você:
Para quem mora lá ou tem parentes europeus
Se você está no Reino Unido com visto gerido pela legislação britânica — de estudo, trabalho ou cônjuges de britânicos, por enquanto, não haverá mudanças. A longo prazo, entretanto, é possível que algumas regras sejam alteradas. Vale a pena ficar atento.
Tenho passaporte europeu. Como fica a minha situação?
O brasileiro com cidadania europeia poderia cruzar a fronteira sem problemas – tanto para passear, quanto para trabalhar e morar. Não será mais assim. Com o Reino Unido fora do bloco, quem quiser entrar precisará de autorização local. Os critérios ainda não foram definidos, mas serão nos próximos meses.
Estou com uma viagem planejada ou marcada para Reino Unido. E agora?
Não muda nada. Para os brasileiros que chegam como turistas, o processo continua o mesmo: não é preciso pedir o visto com antecedência, mas existe uma triagem no aeroporto e nessa ocasião é concedida a permissão de entrada, que tem validade de 6 meses.
Quero um visto de permanência. E agora?
Os processos, tanto para brasileiros como para europeus, deixam de seguir as normas da União Europeia e passam a ser feitos pela regulamentação britânica – que, a propósito, é mais rígida.
Entenda mais: Entenda as consequências políticas da saída do Reino Unido da UE