Pintura de Jesus negro chama a atenção em reabertura de catedral histórica
A obra retrata a Santa Ceia e está exposta na Catedral de Saint Albans, na Inglaterra
Por Júlia Warken
Atualizado em 16 set 2020, 15h18 - Publicado em 5 jul 2020, 13h47
A reabertura da Catedral de Saint Albans virou notícia no mundo todo por conta de uma novidade. Trata-se de um quadro da Santa Ceia, em que Jesus é um homem negro. Imponente, a catedral foi construída em 1877 e tem enorme valor histórico. O local era originalmente um mosteiro, que data do final do século 8. Localizada na cidade de Saint Albans, a cerca de 35 km de Londres, ela recebe visitantes do mundo inteiro.
O quadro é assinado pela artista Lorna May Wadsworth e tem 2,6 metros de comprimento. Ele passou a compor o chamado Altar dos Perseguidos, local de orações na ala norte da catedral. Segundo a BBC, a igreja informou que a decisão foi tomada em apoio ao movimento Black Lives Matter – que ganhou muita força recentemente, após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. A intenção é convidar as pessoas a “olhar com olhos renovados para algo que você pensa que já conhece”.
Nas redes sociais, a escolha vem dividindo opiniões. Há quem alegue que Jesus jamais seria negro tendo nascido em Belém, na Palestina. Shelley Hayles, representante do Black Lives Matter em Saint Albans, rebate esses comentários. “Grande parte da nossa sociedade não tem problema em aceitar um retrato impreciso do Jesus ‘branco’, mas são rápidos a questionar o Jesus ‘preto’ e esse é só mais um exemplo do racismo sistêmico no Reino Unido”.
A pintura é de 2010 e já foi depredada. No ano passado, Lorna May reparou um pequeno furo na tela e uma análise balística chegou à conclusão de que se tratava de um tiro de rifle. Na época, ela estava exposta na Igreja de Saint George, em Gloucestershire, também na Inglaterra.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de 10,99/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.