Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os impactos dos atentados de 11 de setembro 18 anos depois

Moradores da região de Manhattan que inalaram a fumaça do desabamento sofrem com câncer de mama, pele e próstata

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 13h36 - Publicado em 11 set 2019, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há 18 anos, os Estados Unidos passavam pelo maior ataque terrorista da sua história, os atentados às Torres Gêmeas de Nova York. Terroristas da rede al-Qaeda sequestraram quatro voos. Dois aviões foram lançados contra as torres, sendo que um colidiu com a fachada oeste do Pentágono, em Washington, e outro contra o solo de um campo vazio de Shanksville, na Pensilvânia.

    Não perca o que está bombando nas redes sociais

    Para marcar a data, nesta quarta-feira (11), o céu de Manhattan na direção do antigo World Trade Center ficou iluminado por conta do “Tributo em Luz”. Assim como o presidente do país, Donald Trump, estudantes de escolas públicas de Nova York também fizeram um momento de silêncio para homenagear todas as vítimas do desastre. O ato de silêncio é resultado de uma lei idealizado pelo senador estadual Joseph Addabbo e a deputada Stacey Amato.

    Os ataques provocaram a morte de aproximadamente 3 mil pessoas. Além disso, o acontecimento gerou uma longa guerra no Iraque e no Afeganistão, que rende conflitos violentos até hoje.

    Além das vítimas diretas, moradores de Manhattan que inalaram a nuvem de cinzas e resíduos tóxicos também sofrem com os drásticos efeitos colaterais, como câncer de mama, pele e próstata.

    Segundo um censo do WTC Health Program, iniciativa federal de saúde destinada aos cuidados dos sobreviventes, das 21.000 pessoas registradas no projeto, cerca de 4.000 foram diagnosticadas com algum tumor.

    Continua após a publicidade

    Sobre a relação do aparecimento de câncer com a fumaça, o chefe médico dos bombeiros nova-iorquinos, David Prezant, revelou à AFP: “É impossível para um indivíduo determinar a causa exata (de um câncer), já que nenhum exame de sangue vem com a etiqueta WTC”, mas vários estudos mostraram que “a taxa de câncer aumentou entre 10% e 30% nas pessoas expostas”.

    Leia também: São Paulo deve ter o dia mais quente do inverno nesta quarta-feira (11)

    + Colunista da Globo se demite no jornal ao vivo

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.