A imagem do pequeno Omran Daqneesh rodou o mundo como símbolo da destruição que a Guerra na Síria vem provocando na vida de seus cidadãos. Sua família foi vítima de um bombardeio na cidade de Aleppo em agosto do ano passado e ele foi registrado atordoado, coberto de sujeira, enquanto era atendido em uma ambulância. Agora, oito meses depois, ele reaparece saudável no colo do pai.
Leia também: Alex, de 6 anos, manda carta para Obama buscar menino sírio ferido
Omar participou de reportagens de TV em canais da Síria, da Rússia e do Líbano contando a sua história. O prédio que ele e sua família moram desabou uma hora depois de seu resgate. O pai, Mohammad Kheir Daqneesh, conta que ele teve apenas pequenos ferimentos e que os dois estavam brincando no celular quando o bombardeio aconteceu. Apesar de não conseguir enxergar nada, ele ouviu a voz dos filhos e conseguiu salvá-los.
Segundo o jornal ingles The Telegraph, o pai do garoto teria dito ao canal sírio A-Samaa que os grupos rebeldes e a mídia internacional quiseram usar a imagem de seu filho para atacar o regime.
Leia também: Guerra na Síria: 6 maneiras de ajudar efetivamente as vítimas
O A-Saama é considerado considerado favorável ao regime de Bashar Al-Assad. A publicação também diz que é possível que a família tenha sido forçada a dar entrevistas, já que as condições que elas foram feitas são desconhecidas e, após o bombardeio, o pai tentava esconder o pequeno da atenção da mídia.