Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Neto de Lula não morreu de meningite meningogócica, diz novo laudo

A prefeitura de Santo André informou que testes do Instituto Adolfo Lutz descartam a doença como motivo do óbito

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 10h21 - Publicado em 2 abr 2019, 11h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Reprodução/Facebook)

    Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Lula, não morreu de meningite meningogócica. A Secretaria Municipal de Saúde de Santo André informou que encaminhou amostras coletadas no Hospital Bartira, da rede D’Or, ao Instituto Adolfo Lutz, que descartou a causa.

    O garoto morreu aos 7 anos no dia 1º de março. O motivo da morte foi apontada pelo Hospital Bartira, que ainda não se pronunciou sobre o novo laudo.

    Na nota divulgada, a prefeitura de Santo André não aponta outras possíveis causas para o óbito. “Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança”, escreve o município.

    Alexandre Padilha, deputado federal e ex-ministro da Saúde, classificou a divulgação do diagnóstico como “antiética e irresponsável”.

    ATUALIZAÇÃO: Arthur Araújo Lula da Silva morreu por uma infecção generalizada originada pela bactéria Staphylococcus aureus, informou o jornal Folha de S.Paulo. 

    Continua após a publicidade

    Abaixo, leia a íntegra do comunicado.

    Leia, abaixo, a íntegra da nota da prefeitura de Santo André:

    “Conforme amplamente noticiado, no dia 1°/03/2019 recebemos por volta das 14h20 a notificação de nº 5968951, informando que o paciente A.A.L.S, de 7 anos de idade, deu entrada no Hospital Bartira às 7h14 do dia 1°/3 com cefaleia, febre, mialgia, exantema, cianose, náuseas e dores abdominais. Evoluiu com confusão mental e o paciente veio a óbito por volta das 12h. O hospital informou na notificação que o motivo do óbito foi meningococcemia (meningite). Apesar da notificação, o resultado do exame de líquor realizado no mesmo dia pelo próprio Hospital Bartira, acusou bacterioscopia negativa.

    Em face dessa constatação, na mesma data, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, encaminhou as amostras de sangue e líquor coletadas no Hospital para análise e confirmação do Instituto Adolfo Lutz, que normalmente emite os resultados no prazo de 15 a 30 dias. Além de encaminhamento das amostras, realizamos esquema profilático dos comunicantes (pessoas com contato íntimo por mais de quatro horas diárias com o paciente nos últimos sete dias). Devido ao fato do paciente estudar em São Bernardo do Campo, a Vigilância Epidemiológica do referido município foi comunicada para que as medidas de profilaxia cabíveis fossem tomadas na escola, o que devidamente ocorreu.

    Continua após a publicidade

    As investigações foram finalizadas pela Secretaria de Saúde de Santo André, por intermédio do Departamento de Vigilância à Saúde, e segundo os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, foram descartadas: meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.

    Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança.”

    ATUALIZAÇÃO: Arthur Araújo Lula da Silva morreu por uma infecção generalizada originada pela bactéria Staphylococcus aureus, informou o jornal Folha de S.Paulo. 

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.