Nasa cancela 1ª caminhada espacial feminina por falta de trajes adequados
Após decisão da agência espacial, astronauta será substituída por um profissional do sexo masculino
A agência americana Nasa cancelou, nesta segunda-feira, 25, a primeira caminhada espacial feminina por um motivo inusitado: não havia trajes o suficiente do tamanho adequado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A caminhada estava programada para esta sexta-feira, 29, e seria realizada pelas astronautas Christina Koch e Anne McClain.
A dupla feminina estava prestes a entrar para a história. Elas iam ser as duas primeiras mulheres a realizar uma caminhada espacial. No entanto, Anne terá que ceder o seu lugar ao colega Nick Hague. Desde 1998 até hoje, nenhuma mulher realizou caminhada espacial desacompanhada de um homem ou com outra astronauta. Foram 214 saídas no total.
“Os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, devido em parte à disponibilidade de trajes espaciais na estação”, disse a agência especial em um comunicado.
Segundo a Nasa, McClain realizou uma saída na semana passada com Hague e, durante a operação, percebeu que um torso do tamanho médio, essencialmente a camisa do traje espacial, lhe servia melhor. Entretanto, não é possível fabricar dois torsos de tamanho médio a tempo da caminhada. “Como só um torso de tamanho médio pode ser preparado até a sexta-feira, 29 de março, Koch o usará”, afirmou a Nasa.
A porta-voz Stephanie Schierholz defendeu a decisão em sua conta no Twitter: “Neste caso, é mais fácil (e mais rápido!) mudar os caminhantes espaciais do que reconfigurar o traje espacial“.