Mulheres criam games com temáticas femininas
Os jogos das participantes serão apresentados na SP Urban Digital Festival, em novembro
Girl Games é um projeto que reúne um grupo de mulheres formado por 13 jovens brasileiras, alemãs, argentinas, bolivianas, colombianas e peruanas.
Do dia 29 de outubro ao dia 10 de novembro, o Goethe-Institut de São Paulo e a revista internacional SOFA vão realizar uma iniciativa que envolve uma vivência de duas semanas voltada para o aprendizado prático de programação e o desenvolvimento de jogos digitais. Todas as jovens que vão participar do evento devem criar games de temáticas femininas e narrativas atuais.
Ao longo das semanas, as participantes vão se encontrar com profissionais da área, como Brie Code, desenvolvedora de games que já trabalhou na série Assassin´s Creed.
Além da realização do workshop, o projeto Girl Games conta com uma parceria com a Woman Game Jam. Haverá também, nos dias2 a 4 de novembro, uma oficina no Goethe-Institut São Paulo, na qual quarenta mulheres com experiência na área vão desenvolver jogos digitais ao lado das participantes do evento.
Atualmente, 51% do mercado de games é composto por mulheres. Porém, o universo dos jogos ainda é muito voltado para o mundo masculino.
Em uma entrevista para o ESTADÃO, Simone Malina, responsável pelo Marketing e Comunicação do Goethe-Institut São Paulo, diz que “queremos que os jogos retratem também a realidade das mulheres e que elas possam inserir sua narrativa nos games”.
O resultado da oficina será apresentado no SP_Urban Digital Festival, no dia 10 de novembro, que ocorrerá no Museu da Imagem e do Som (MIS). Nesse dia, o público poderá jogar os games criados pelo grupo de mulheres. Além disso, todo o material produzido será projetado na fachada da Fiesp, na avenida Paulista, com o intuito de dar ainda mais visibilidade ao projeto. Quem passar pelo lugar entre os dias 11 e 26 de novembro vai poder conferir o trabalho das futuras programadoras de games.
Leia também: Fátima Bezerra é a única mulher eleita governadora no Brasil
+ Festival internacional de mulheres acontece pela primeira vez no Brasil
Siga CLAUDIA no Instagram