Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

MP pede retirada de vídeos de youtubers mirins com ‘publicidade velada’

Na visão da promotoria, a partir dos vídeos, empresas estariam burlando a lei e fazendo propaganda infantil abusiva

Por Da Redação
Atualizado em 6 jan 2019, 13h57 - Publicado em 6 jan 2019, 13h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na semana passado, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu à Justiça que o Google, detentor do YouTube, tire do ar 102 vídeos de sete youtubers mirins envolvendo 15 empresas, como Mattel, Cartoon Network e a maior operadora do McDonald’s no Brasil. Na visão da promotoria, a partir dos vídeos, empresas estariam burlando a lei e fazendo propaganda infantil abusiva, estimulando o consumo no público considerado vulnerável. 

    Na maior parte dos vídeos, as crianças e adolescentes aparecem abrindo embalagens de produtos e mostrando detalhes para o público. Alguns dos vídeos, são contratados diretamente por empresas de itens voltados ao público infantil sem que exista a correta sinalização de que é um conteúdo pago, conforme o MPSP. O inquérito foi instaurado após denúncia da ONG Instituto Alana, que atua em defesa do direito das crianças. 

    Uma série de vídeos investigada foi postada no canal da adolescente Julia Silva, 13 anos, em 2012. Patrocinados pela fabricante de brinquedos Mattel, nos vídeos a menina aparece brincando com itens da empresa e propõe desafios valendo prêmios para as crianças que compõem seu público.

    “A informação de que se trata de promoção paga e de que o patrocínio da campanha era daquela empresa aparecem de forma não destacada”, destacou na petição o promotor Eduardo Dias de Souza Ferreira. Segundo o documento, o público está sendo alvo de “publicidade disfarçada de programação de entretenimento”. 

    No caso de Julia, os pais da menina alegam que houve sinalização de que tratava-se de conteúdo publicitário, que representa fatia pequena dos vídeos postados por ela. Segundo eles disseram ao jornal O Estado de S. Pauloa maior parte dos vídeos são de conteúdo editorial. Na campanha da Mattel, para participar da promoção, era necessário contar com a anuência dos responsáveis.

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.