Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ministério faz post racista em alusão ao barco do Brasil nas Olimpíadas

Ministério do Esporte comparou um macaco aos atletas brasileiros presentes na cerimônia de abertura

Por Kalel Adolfo
Atualizado em 27 jul 2024, 15h47 - Publicado em 27 jul 2024, 13h00
Ministério do Esporte faz post racista durante Olimpíadas de Paris.
Conta oficial do Ministério do Esporte comparou atletas brasileiros com macacos.  (Miguel MEDINA / AFP/Reprodução)
Continua após publicidade

A página oficial do Ministério do Esporte no X (antigo Twitter) realizou uma publicação racista durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. Poucos instantes depois, o post foi apagado. Confira:

Publicação racista realizada pelo Ministério do Esporte.
Publicação racista realizada pelo Ministério do Esporte. (X/Reprodução)

Na ocasião, o perfil oficial do Ministério publicou uma imagem de um macaco com a legenda: “Todo mundo aguardando o nosso barco”. A imagem fazia uma alusão ofensiva à delegação brasileira que iria passar pelo Rio Sena.

Após inúmeras críticas, o Ministério do Esporte admitiu o crime e lamentou a publicação da foto, afirmando que a imagem possuía conotações racistas históricas e perpetuava estereótipos prejudiciais.

Leia a declaração na íntegra:

Continua após a publicidade

“O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente.

Reafirmamos nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade. Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade.”

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.