Com 1,82 metro de altura, grandes olhos azuis e sorriso de garoto, Jake Gyllenhaal tinha tudo para ser apenas mais um galã de Hollywood. Mas o californiano, de 34 anos, que estourou como um dos cowboys de O Segredo de Brokeback Mountain (2005), está mais interessado em desafios. Para isso, não hesita em transformar o corpo, normalmente atlético. Primeiro, emagreceu 13 quilos e ficou pele, osso e olheiras para fazer O Abutre (2014). Em seguida, recuperou o peso e ganhou outros 6 quilos de músculo treinando seis horas por dia para interpretar um boxeador em Nocaute, que estreia por aqui no próximo dia 10. No longa, seu Billy Hope precisa superar o luto pela perda da mulher, Maureen (Rachel McAdams), para voltar aos ringues e recuperar a filha. Uma semana depois, outra estreia, dessa vez, Evereste, sobre uma famosa expedição de 1996 que foi atingida por uma tempestade de neve.
Jake, filho de cineastas e irmão caçula da atriz Maggie Gyllenhaal, de Batman, entre outros, conversou com CLAUDIA, em Los Angeles:
O que está por trás das alterações físicas radicais para seus papéis?
A dor faz parte da mudança. Não diria que gosto, mas reconheço que normalmente é algo importante na nossa evolução. Nem sempre a dor é algo ruim.
Em Nocaute, seu personagem se reinventa. Já sentiu essa necessidade?
Sim, artisticamente. Teve mais a ver com seguir meus instintos, fazer coisas em que acredito, contar histórias que me interessam. Houve momentos em que vi que não estava fazendo isso e mudei.
Sua irmã, Maggie, também é atriz. O que vocês têm em comum?
Somos muito diferentes. Para começar, ela é mulher, o que no cinema faz toda a diferença. É muito difícil para uma mulher ser bem-sucedida nessa indústria. A posição que conquistou é fruto de seu talento.
Você já falou que tem vontade de ter filhos. Que tipo de pai acredita que vai ser?
Não posso falar, vai que daqui a alguns anos meus filhos leiam esse texto! Aprendi que as crianças prestam atenção em tudo; então você precisa ser um modelo. Sou muito disciplinado, mas também, espero, bondoso e amoroso. É assim que pretendo ser com meus filhos se eu tiver sorte o bastante de ter algum.
Fique por dentro das estreias de Jake! “Nocaute”, na sexta, 10/09 e “Everest”, na quinta, 24/09.