Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Casos de homofobia disparam no Brasil em 2022; confira os dados

Apenas entre 2020 e 2021, as denúncias de homofobia cresceram 150%

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 27 dez 2022, 15h03 - Publicado em 26 dez 2022, 17h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 600 indivíduos da comunidade LGBTQIA+ foram vítimas de crimes de ódio entre junho de 2021 e junho de 2022 em território nacional. Para efeito de comparação, o número de casos registrados no ano passado foi de 135. Entre 2019 e 2022, 161 denúncias foram levantadas. Com isso, é evidente que os ataques de cunho preconceituoso tiveram um aumento significativo no país. Os dados foram obtidos através de levantamento realizado pelo Jornal Hoje, por meio da Lei de Acesso à Informação. 

    Homofobia é crime desde 2019

    A discriminação contra indivíduos por conta de identidade de gênero ou orientação sexual enquadra-se como prática criminosa no país desde 2019, ano em que o Supremo Tribunal Federal interpretou que a lei contra o racismo poderia ser aplicada também no combate à homofobia.

    Ofensas e difamações vêm aumentando

    Desde 2018, as ameaças contra a população vêm aumentando. Aliás, entre 2020 e 2021, os casos de homofobia tiveram um aumento de 150%.

    Aumento no número de mortes

    Em 2021, o Dossiê de Mortes e Violências contra a população LGBTQIA+ já havia registrado um aumento nos casos em comparação aos anos anteriores. Homicídios correspondem a 82,91% das queixas. Logo em seguida, há homicídios motivados por discriminação (8,23%), latrocínios (7,28%) e causas não divulgadas (1,58%)

    Embora os dados sejam importantes para demonstrar a importância do combate à homofobia, eles ainda não são consistentes o suficiente para demonstrar como este problema é perpetuado no país. Um dos motivos para que isso aconteça está no fato de que, na prática, muitos estados ainda não consideram a homofobia como crime. Além disso, uma grande parte das vítimas opta por não prestar queixa nas delegacias por temer sofrer mais discriminações no local, segundo dados do levantamento. 

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.