Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Google apresenta estudo inédito sobre o perfil da mãe brasileira

CLAUDIA publica com exclusividade os dados da pesquisa

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 08h55 - Publicado em 8 Maio 2019, 14h07
 (PeopleImages/Getty Images)
Continua após publicidade

Um estudo realizado pelo Google e publicado com exclusividade por CLAUDIA apresenta dados que revelam o perfil da mãe brasileira. Ao todo, foram entrevistadas 500 pessoas que mostram as prioridades e gostos dessas mulheres. Os dados foram obtidos por meio de Google Consumer Survey, ferramenta da empresa para conduzir pesquisas on-line em páginas de publishers. 

Apesar de agora assumirem papéis que antes eram menos comuns para as mães, como o trabalho fora de casa e os estudos, a responsabilidade que as mães brasileiras têm em casa não mudou. Elas continuam sendo as principais ou as únicas responsáveis pela criação dos filhos. 30% delas são mãe solo e apenas 1 entre 4 afirma que divide igualmente as responsabilidades na criação dos filhos.

Com cada vez mais tarefas, ter tempo para cuidar de si mesma é a atividade menos praticada pelas mães brasileiras, de acordo com o estudo. Quase 30% dessas mulheres afirmam que atividades físicas e o autocuidado estão no fim da sua lista de prioridades. No topo dela estão o trabalho e o cuidado com os filhos.

Por anos, ser mãe foi uma função completamente idealizada pelas pessoas e pela própria mídia. As propagandas eram repletas de mães perfeitas, que estavam sempre felizes e realizavam a função com muita facilidade. A mãe brasileira não se identifica com isso e, assim, busca na internet uma rede de apoio com outras mulheres.

Continua após a publicidade

Quase metade das entrevistadas diz que busca informações sobre a maternidade na internet e 75% afirmam que querem ler e ver experiências reais, por isso recorrem a blogs, fóruns e redes sociais.

A mãe brasileira não é só mãe: ela também trabalha fora, estuda e cuida da casa. Ela quer uma representação mais inclusiva e empática da maternidade, sem o estereótipo da “mãe heroína”. Elas querem ver mães com outros interesses além da maternidade e falar sobre os medos e desafios que enfrentam, já que eles são bem mais comuns do que a visão romantizada que a maioria tem sobre ser mãe.

Abaixo, veja os principais dados da pesquisa:

Continua após a publicidade

Leia mais: Mãe de trigêmeas tem R$ 2 bilhões depositados na conta e devolve dinheiro

+ Homem de 28 anos sofre AVC após estalar o pescoço

Continua após a publicidade

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.