Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os destaques das grandes exposições de arte do ano

Obras incríveis e histórias de vida extraordinárias em evidência nas mostras de 2018

Por Lia Rizzo
Atualizado em 16 abr 2024, 12h45 - Publicado em 21 fev 2018, 12h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Martha Araújo, cortesia Galeria Jaqueline Martins/Divulgação)

    Mulheres Radicais

    hilma-of-klint
    (Albin Dahlstrosm/Moderna Museet/Divulgação)

    O ano é das mulheres na Pinacoteca, em São Paulo. O museu criou uma programação dedicada a elas que estreia com Hilma af Klint, sueca que viveu de 1862 a 1944. Suas obras só puderam ser conhecidas após sua morte porque a própria artista determinou isso em testamento. Pioneira da arte abstrata, achava que seu trabalho não seria compreendido naqueles tempos, segundo o diretor da Pinacoteca, Jochen Volz.

    Ela até chegou a estudar arte figurativa, mas, bem jovem, começou a frequentar sessões mediúnicas com um grupo de amigas batizado de As Cinco. Foi aí que, em suas palavras, “passou a pintar sob influência de seres superiores”. As Cinco reuniram-se até o fim da vida. Hilma, cada vez mais fascinada pelo espiritismo, produziu mais de 200 obras (ao lado, obra da série The Ten Largest, de 1907).

    Araujo,-Martha_Hábito-Habitante.tif
    (Martha Araújo, cortesia Galeria Jaqueline Martins/Divulgação)

    Quando elas, enfim, poderiam ser mostradas, surgiram outras pedras no caminho. Museus e galerias negaram-se a exibir pinturas de uma desconhecida – e isso somente foi possível em meados da década de 1980. Além dessa mostra, a Pinacoteca traz Radical Women: Latin American Art, com obras de mulheres latinas de 1960 a 1985 – quase todas elas viveram em ditaduras. Não à toa, a videoarte nasceu nesse período, como forma de produzir dentro de casa, longe da repressão. Foi o que fizeram a brasileira Martha Araújo (1) e a peruana Victoria Santa Cruz (2).

    A exposição “Hilma of Klint: Mundos Possíveis” estará aberta no dia 3 de março até o dia 16 de julho de 2018 na Pinacoteca de São Paulo.

    Continua após a publicidade

    Veja: Fórum CLAUDIA reunirá mais de 20 CEOs mulheres em São Paulo

    Negra, doméstica e autodidata

    pintura maria auxiliadora
    (Maria Auxiliadora/Divulgação)

    A mineira Maria Auxiliadora da Silva pintou o primeiro quadro aos 26 anos, mas só se dedicou integralmente às artes após os 32. Teve vida dura. Abandonou os estudos na infância para ajudar a família como doméstica. A obra dessa pintora autodidata pode ser conhecida em uma das nove exposições de artistas negros que acontecem no Museu de Arte de São Paulo (Masp) de março deste ano a março de 2019.

    O pacote, que celebra 130 anos da Lei Áurea, inclui o artista do século 18 Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho. O calendário abre com Maria Auxiliadora, dia 9 do mês que vem, reunindo obras como Três Mulheres, de 1972 (foto). A pintora só produziu até os 39, quando morreu, vítima de câncer. A fama póstuma ultrapassou fronteiras e chegou a Itália, França e Alemanha.

    Leia também: Andréa Beltrão viverá Hebe Camargo nos cinemas

    Continua após a publicidade

    Azulejo & Grafite

    athos-bucão
    (Athos Bulcão, Vicente de Mello/Divulgação)

    O artista americano Jean-Michel Basquiat e seus celebrados grafites, que saíram das ruas de Nova York para as galerias, abriram o ano no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) paulistano. Outra exposição para ficar de olho estreou, também em janeiro, no CCBB brasiliense.

    Autor de azulejos inconfundíveis, o carioca Athos Bulcão ganhou mostra comemorativa por seu centenário. Mas obras suas podem ser vistas em vários cantos de Brasília, já que era grande amigo do arquiteto Oscar Niemeyer – eles se conheceram quando Athos trabalhou como assistente do artista Cândido Portinari. As duas exposições passarão por todas as unidades do CCBB (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília).

    Programação:

    Leia sobre: Disney World e Disneyland terão ingressos mais caros

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.