Patrícia Linares, estudante de biomedicina de 45 anos, anunciou em suas redes sociais no último sábado (1) que ganhou uma bolsa de estudos para realizar um intercâmbio no Reino Unido.
A história de Patrícia repercutiu recentemente nas redes sociais após ter sido vítima de etarismo, quando virou alvo de deboche de colegas de classe por conta da sua idade. O caso aconteceu em uma universidade de Bauru, no interior de São Paulo.
“Você que está pensando e não tem coragem, é seu sonho e você não quer por causa da idade, vamos fazer o seguinte? Idade não nos define. Idade é um número, então vamos colocar nosso sonho para correr que a vida não espera”, afirma a estudante em um vídeo publicado no TikTok.
@eumesmogui Nunca deixe ninguen te dizer que vc nao e capaz🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 #discriminação #etarismo #faculdade #superação #preconceito #estudar #patricialinhares #bauru #estudo #intercambio #emocionante @STB
Relembre o caso de etarismo
Na ocasião, que ocorreu em março deste ano, três estudantes da sala ironizaram Patrícia num vídeo: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”, diz uma delas na gravação. Em seguida, outra aluna responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, responde a terceira jovem.
No dia seguinte à repercussão do vídeo em diversas redes sociais e na mídia, as três estudantes não compareceram à faculdade. Em contrapartida, alunos da sala de Patrícia e de outros cursos demonstraram solidariedade e apoio.
Após a repercussão negativa do episódio, as três alunas que debocharam de Patrícia desistiram do curso. Um processo disciplinar por parte da universidade havia sido instaurado para investigar o caso.