Esta semana vai começar com um evento especial para os amantes de astronomia. Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, ocorre um eclipse solar que pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e outras regiões do mundo.
Apesar da boa notícia para os brasileiros, o fenômeno só poderá ser visto em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina. O efeito vai durar 24 minutos, em que a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos. O fenômeno está previsto para acontecer por volta do meio-dia e proporciona uma visão diferente de acordo com cada localização.
Caso não seja possível ver o acontecimento a olho nu de onde você está, a dica é que a Nasa vai transmitir ao vivo o eclipse na América do Sul, a partir das 11h40 (horário de Brasília) do dia 14 de dezembro.
O que é exatamente um eclipse solar?
Quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, o astro que ilumina nosso planeta some por alguns minutos. O espetáculo só ocorre durante a lua nova e apenas nas ocasiões em que a sombra projetada pelo satélite atinge algum ponto da superfície do planeta. Aliás, é o tamanho dessa sombra que vai determinar se o desaparecimento do astro será total, parcial ou anular. Geralmente, ocorrem ao menos dois eclipses solares por ano.