O jornal britânico Financial Times, com notícias voltadas especialmente para economia e negócios, elegeu a ex-presidente Dilma Rousseff como uma das “mulheres do ano”, em sua tradicional lista. Ao lado dela estão a primeira-ministra britânica Theresa May, a ginasta olímpica americana Simone Biles, a cantora americana Beyoncé, a presidente sul-coreana Park Geun-hye e a candidata derrotada na disputa pela presidência dos EUA Hillary Clinton, entre outras.
Com processo de impeachment concluído no final de agosto, a ex-presidente disse ao jornal que não pretende disputar mais nenhum cargo eletivo. Mesmo assim, promete continuar “politicamente ativa”. “Uma mulher no poder é chamada de dura, seca e insensível, enquanto um homem é chamado de forte, firme e encantador”, disse a petista em frase que inspirou o título da matéria.
“A verdadeira razão pela qual ela perdeu o poder foi a queda da popularidade em meio a uma recessão crescente e a uma investigação de corrupção na estatal Petrobras”, escreveu Joe Leahy, correspondente do Financial Times no Brasil. A publicação já elogiou a Operação Lava Jato e criticou a Michel Temer em um perfil sobre o atual presidente.
Veja todas as mulheres do ano, de acordo com o Financial Times:
- Theresa May
- Simone Biles
- Jean Liu
- Dilma Rousseff
- Mary Berry
- Maria Grazia Chiuri
- Njideka Akunyili Crosby
- Margrethe Vestager
- Phoebe Waller-Bridge & Vicky Jones
- Hillary Clinton
- Jo Cox
- Zaha Hadid
- Beyoncé
- Park Geun-hye
- Rahaf
- Sushma Swaraj
- Kellyanne Conway
- Latifa Ibn Ziaten
- Quarraisha Abdool Karim