Conhecida pela sua excelência na produção de cosméticos, maquiagens e produtos para a pele, a empresa americana Clinique lançou, nesta semana, a campanha Difference Maker. A ação, que temcomo um dos principais objetivos contribuir para o empoderamento feminino, reuniu seis nomes célebres de mulheres de diversos lugares do mundo que fazem a diferença – tanto no campo pessoal, quanto no mundial – pelo seu protagonismo à frente de ações transformadoras. Todas elas fazem parte da plataforma filantrópica The Clinique Difference Initiative, criada para provomer dois valores essenciais para melhorar a situação de muitas mulheres: o acesso à educação e saúde.
Veja também: Como esse casal transformou o surfe numa ferramenta de empoderamento feminino.
Muitas vezes, um dos fatores que mais mina a nossa capacidade de inovar é a nossa frágil auto-confiança, e reverter essa situação é um dos principais objetivos do projeto: mostrar que somos capazes de tudo, porque todas nós carregamos conosco um potencial inovador, conforme explicou Jane Lauder, Presidente Global da marca: “Ao nos juntarmos com essas seis mulheres incríveis que representam confiança e inspiração, celebramos a diferença que elas estão fazendo, e a influência que possuem em relação ao universo feminino de todos os lugares do planeta.”
Leia mais: Mônica e Magali protagonizam campanha para empoderar meninas.
“Eu não quero ser a única”
Um dos nomes presentes nas peças publicitárias é o da atriz americana de origem porto-riquenha Gina Rodriguez, que levou o Globo de Ouro, no ano de 2014, pela sua brilhante atuação na série de comédia Jane the Virgin. Mas quem a viu no red carpet jamais imaginará que por trás de seu sucesso há uma história de muita persistência: Jane cresceu em um bairro predominantemente latino da cidade de Chicago, onde os colégios eram conhecidos por serem os piores do município.
Naquela época, ela acreditava que a má qualidade da educação determinava que estaria presa para sempre no ciclo de “não quero/não posso”. Hoje, além de participar, periodicamente, de reuniões com jovens do Ensino Fundamental e Médio, Jane dá palestras em universidades para mostrar que o saber pode vencer todas as barreiras preconceituosas que aparecerem pelo caminho: sua cor, gênero, descendência e classe social; afinal, como ela mesmo disse: “Eu não quero ser a única a viver isso.”
“Um grão de areia num oceano de mudança”
A atriz do seriado Sense8 Erendira Ibarra também marca presença no vídeo; mas o que muita gente não sabe é que desde os 12 anos, quando seu pai a levou pela primeira vez em um protesto, a mexicana passou a nutrir dentro de si um clamor por justiça – quando ouviu os parentes das mulheres e crianças assassinadas por um grupo militar, no Massacre de Acteal, soluçarem pela indignação e falta de seus entes queridos. Empresária e filantropa, ela também dá a letra para ações transformadoras: “Se você conseguir encontrar a confiança em si mesma, então encontrará a sua voz.”
“Posso garantir que tenham a mim como uma mãe”
Conhecida por ter feito parte do programa de TV Isibaya, a modelo e atriz sul-africana Jessica Nkosi perdeu o pai vítima de AIDS e câncer e foi a partir deste momento traumático de sua vida que ela despertou: “Vendo meu pai sofrer daquela forma, não poderia imaginar que uma criança tivesse o mesmo destino”, disse ela sobre os pequenos portadores destas doenças.
E para transformar esta triste realidade, ela mantém parceria com a CHOC (Childhood Cancer Foundation South Africa) e quando visita aqueles que estão sob os cuidados da Fundação, sempre pergunta para cada um: “Me diga exatamente o que você quer ser, não se limite considerando a sua situação atual.” Afinal, segundo Jessica, as crianças de hoje serão as líderes de amanhã.
Veja também: Camila Pitanga: “O empoderamento das mulheres tem nos levado a novos lugares e nos fortalecido.”
“Devemos ensinar às crianças que os livros são uma janela para o mundo”
A autora e apresentadora de TV Nazan Eckes nasceu na Alemanha, mas seus pais vieram da Turquia e sofreram muito para construir um futuro para seus pequenos em um lugar desconhecido. E foi desde pequena que ela passou a entender que precisava se dedicar à aprendizagem da língua daquele local para ser menos excluída do convívio com os outros pequenos.
Hoje, Nazan já é mãe e uma das maiores certezas que carrega consigo é de que os livros são uma ponte para a construção de uma sociedade instruída e confiante. Por tal razão, ela está à frente de um projeto que lê para crianças pequenas. “Junte-se a mim e transforme a alfabetização em futuros brilhantes”, ela finaliza com esta máxima o vídeo.
“Cada vez que você se desafia, pode encontrar um ‘novo eu’.”
A premiada atriz taiwanesa Ning Chang confessou o início de sua paixão pela prática de exercícios físicos, que transformaram por completo a sua vida e auto-confiança. Tudo começou quando, depois de muito treinamento, ela se inscreveu no evento Turn Mountain, que ocorreu no Monte Kailash: são mais de 50km e a linha de chegada é localizada em um pico de mais de 5500m de altura.
Foi muito mais difícil do que ela imaginava, mas a partir daquele momento, a atriz passou a pensar que deveria mudar seus hábitos alimentares: preocupar-se em ser saudável e não tão magra. A frase inspiradora que encerra o vídeo reflete sobre a importância de praticar esportes: “Se todo mundo se propuser a levar uma vida mais saudável, a sociedade melhorará.”