Criança pede ajuda ao pai depois de ver o amigo negro sofrendo bullying
O caso ocorreu durante uma festa infantil no último sábado (23), em Marília
Mateus Barboza, de 25 anos, publicou parte de uma conversa que teve com o filho por WhatsApp e viralizou na internet. O menino de 8 anos estava em uma festa de aniversário de um colega quando pediu que o pai o buscasse porque o melhor amigo havia sido chamado de “gordo” e “preto” pelas outras crianças. O caso ocorreu em Marília (SP) no último sábado (23).
Na conversa, a criança se mostrou chateada com a situação e explicou ao pai que tentou proteger o amigo dos ataques e avisou aos adultos do local, que não fizeram nada. “Nunca vi meu filho e o amigo reclamarem de bullying, para mim foi a primeira vez. Cheguei na festa e conversei com o pai do aniversariante e ele disse que ‘era coisa de criança’. Eu disse que algo assim não pode ser levado na brincadeira”, contou Mateus ao G1.
Mateus também contou que a criança negra estava muito triste e que ele o acalmou dizendo que o problema não era com ele e que as pessoas aprendem com o tempo. “Meu filho é uma criança tranquila e, mesmo se eu não tivesse falado com ele sobre essas situações, eu tenho certeza que a atitude seria a mesma. É errado xingar alguém, ainda mais por etnia ou classe social”, disse.
A conversa entre pai e filho foi publicada no Facebook no dia do ocorrido e já teve mais de 140 mil curtidas e 110 mil compartilhamentos. “Extremamente triste com a situação, mas, por outro lado, feliz pela atitude do meu filho em não se juntar aos outros meninos. Mas fica a reflexão: nenhuma criança nasce preconceituosa e muito menos agressiva, ou seja, ela aprende isso de alguma forma e na maioria das vezes é em casa, com se na educação que os pais dão e principalmente no comportamento deles. Então, pensem bem no tipo de exemplo que vocês pais dão a seus filhos”, escreveu o pai.
Leia mais: Casal faz levantamento de carro para revelar sexo do bebê
+ Saiba como ajudar no Dia Nacional do Doador de Sangue