Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Blue Monday: por que esta segunda-feira é o dia mais triste do ano?

Criada pelo psicólogo britânico Cliff Arnall, teoria revela comportamento de ansiedade em meio ao retorno das atividades após período de recesso

Por Sarah Brito
Atualizado em 20 jan 2025, 12h47 - Publicado em 20 jan 2025, 12h47
Blue monday: o que está por trás da segunda-feira mais triste do ano?
Entenda a teoria que revela os motivos e comportamentos por trás da segunda-feira mais triste do ano (Pexels/Reprodução)
Continua após publicidade

Você está se sentindo cansada? Ou percebeu que esta segunda-feira (20) começou um tanto melancólica? Conhecida como Blue Monday ou Segunda-feira Triste, essa data é apontada por alguns especialistas como a segunda-feira mais triste do ano.

E os motivos por trás dessa teoria? Boa parte estão ligados a comportamentos curiosos relacionados ao retorno das atividades após o longo período de férias em janeiro.  

Criada há 38 anos pelo psicólogo britânico Cliff Arnall, na Universidade de Reading, no Reino Unido, a teoria conta que a data coincide com o primeiro dia útil da última semana cheia de janeiro, período em que muitas pessoas retornam a rotina de trabalho, estudos e outras atividades após os recessos de fim de ano.  

Além do retorno à rotina, a teoria ainda revela que existem outros fatores que intensificam ainda mais esses sentimentos de angústia e ansiedade durante este período do ano, como por exemplo, o acúmulo de preocupações relacionadas à vida financeira.

Segundo Arnall, as contas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar costumam pesar não apenas no bolso, mas também no âmbito mental e social dos adultos, contribuindo para que o clima de desânimo e preocupação sejam ainda mais intensos nesse dia.

Mas afinal, a teoria é um mito ou verdade?

Blue monday: o que está por trás da segunda-feira mais triste do ano?
Entenda o que está por trás da teoria que revela os motivos para que essa segunda-feira seja a mais triste do ano (Pexels/Reprodução)
Continua após a publicidade

Apesar da segunda-feira mais triste do ano ser popular em diversos países, muitos especialistas questionam a validade científica dessa teoria

Segundo Arnall, mesmo a data fazendo parte de um período crucial no início do ano, fatores como clima, brigas familiares e afastamento do período natalino contribuem para que o dia seja considerado o mais preocupante do ano.

No entanto, a tese é amplamente criticada por especialistas da área da psicologia por ser subjetiva e sem base científica sólida para exemplificar o motivo por trás da sensação de tristeza.  

Preocupação para além da segunda-feira

Blue monday: o que está por trás da segunda-feira mais triste do ano?
Para além do sentimento de preocupação, o blue monday também trás a tona o debate sobre a importância da saúde mental e o acesso ao bem-estar emocional (Pexels/Reprodução)
Continua após a publicidade

E não é só de preocupações e sentimentos de tristeza que o Blue Monday chama atenção neste início de ano. A data também abre espaço para debates sobre a importância da saúde mental e de outros desafios emocionais que muitas pessoas enfrentam neste período.

Mesmo que a teoria não seja cientificamente válida, ela serve como um lembrete para que todos tenham a oportunidade de cuidar do bem-estar psicológico, independente da data no calendário.  

Centro de Valorização da Vida (CVV) – Ligue 188. Ligação gratuita disponível 24h por dia ou pelo chat clicando aqui.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.