Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ato que excluía personalidades negras da Fundação Palmares é suspenso

Decisão foi assinada na última segunda-feira (15) pela 17ª Vara Federal Cível (DF), suspendendo a retirada de nomes de personalidades negras

Por Da Redação
18 mar 2021, 23h02
Marina
 (Victor Moriyama/Getty Images)
Continua após publicidade

Na segunda-feira (15), a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que a Fundação Palmares volte a incluir os nomes de personalidades negras que foram excluídas de uma lista de homenageados da entidade. Benedita da Silva, Marina Silva e Madame Satã foram alguns dos nomes incluídos na lista. A Fundação ainda não comentou sobre a decisão, de acordo com o G1. A decisão foi assinada pelo juiz Diego Câmara, da 17ª Vara Federal Cível (DF).

Continua após a publicidade

Em outubro de 2020, Sérgio Camargo, presidente da fundação, usou uma rede social para tratar da exclusão das pessoas negras. O representante chegou a dizer que Marina Silva foi retirada da lista por não ter uma contribuição relevante para população negra do Brasil.

Em junho de 2020, em uma reunião gravada, Camargo ofendeu o movimento negro, direcionando palavrões e acusações a Zumbi. Ele ainda considerou um decreto para que o Dia da Consciência Negra deixasse de ser feriado.

A Justiça avaliou uma ação popular proposta por um grupo de advogados, que alegou que o ato de exclusão das personalidades não respeita um processo legal, uma vez que não foi instaurado processo administrativo para discutir o caso.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.