Assista ao que acontece quando europeus e refugiados ficam 4 minutos frente a frente
O vídeo da ONG Amnesty International pede compaixão em meio à maior crise imigratória em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial
Em 2015, cerca de 1,5 milhão de pessoas fugiram de perseguições, conflitos e guerras na África e na Ásia, adentrando o continente europeu em busca de uma vida nova. De acordo com a agência de estatísticas da União Europeia, mais de 80% desses refugiados pediram asilo em países da União, o que representa mais que o dobro do número de pedidos registrados em 2014. A crise imigratória é a pior desde a Segunda Guerra Mundial e tem dividido opiniões no mundo todo, levando a atos de acolhimento e xenofobia.
A ONG focada em direitos humanos Amnesty International desenvolveu uma campanha em prol desses refugiados, demandando dos líderes europeus medidas mais solidárias e protetoras. Em paralelo, a organização também pede compaixão da população dos países que estão recebendo os imigrantes. A mensagem foi representada no recente vídeo feito pela Amnesty, em que europeus e refugiados desconhecidos ficam frente a frente durante alguns minutos, sendo capazes de “olhar além das fronteiras”. A experiência é baseada em estudos do psicólogo americano Arthur Aron que indicam que 4 minutos de contato visual são capazes de criar ou aumentar a intimidade entre duas pessoas. Assista ao resultado emocionante no recorte produzido pela Amnesty Poland e publicado pela AJ+: