As mulheres que usam transporte público em Fortaleza contam agora com novo aliado para se protegerem de assédio sexual. O “Meu Ônibus”, aplicativo de transporte de ônibus disponibilizado pela prefeitura, conta agora com uma funcionalidade para denúncia em tempo real. Ou seja, com um clique, é possível avisar da situação.
Ao acessar o aplicativo, que recebeu o nome de “Nina” – uma homenagem à cantora e ativista americana Nina Simone -, a vítima deve informar o número da linha e descrever fisicamente o suspeito.
A partir de câmeras de monitoramento nos terminais e nos veículos, um sistema separa as imagens do local e dados da ocorrência. Essas informações vão para uma plataforma que é acessada por delegacias especializadas como a da Criança e do Adolescente ou de Defesa da Mulher. Vale para “encoxadas”, constrangimentos, assédio e tudo que incomode, mas que impeça a vítima de se manifestar pelo receio de piorar a situação.
De acordo com a prefeitura de Fortaleza, o objetivo é combater a impunidade de quem assedia e o medo de quem precisa denunciar. Para Bianca Macedo, coordenadora do Programa de Combate ao Assédio, esta é também uma forma de ter provas do ocorrido.
Em um mês, duzentas denúncias
O sistema implantado há algumas semanas já recebeu mais de duzentas denúncias. Em uma delas, um vídeo mostrou a aproximação insistente de um homem junto a estudantes. Dos casos reportados, dezesseis já viraram inquéritos de “importunação sexual” – ato que em setembro do ano passado se tornou crime.