Um novo golpe tem circulado no WhatsApp. Desta vez, a fraude envolve uma falsa campanha e se faz passar por uma promoção da empresa O Boticário.
O golpe se propaga por meio de um link que é enviado pelo aplicativo de mensagens, com a promessa de que o usuário receberá um perfume da empresa caso siga todas as instruções e preencha o formulário da falsa promoção.
A página traz um botão denominado “EU QUERO!”. Ao clicar nesse botão, aparece a seguinte mensagem: “Você ganhou 01 perfume love Lily!”.
Logo após, o site exibe as instruções a serem seguidas para que o perfume possa ser supostamente resgatado em uma loja da empresa. O site sugere que o link seja compartilhado no WhatsApp até que a barra de progresso seja totalmente preenchida. Independentemente da vítima compartilhar o link ou não, a barra de progresso do site malicioso avança.
Segundo a empresa de segurança ESET, analisando o código fonte da página é possível ver que uma série de comentários foram ocultados, um indício de que a página da fraude foi reaproveitada, pois em meio a sua estrutura haviam comentários referentes a uma campanha de cartões de crédito, na qual falsos usuários se diziam satisfeitos com o cartão e falavam sobre os limites de crédito disponíveis.
Como se proteger?
- Proteja seus dispositivos com soluções de segurança e mantenha estes aplicativos sempre atualizados.
- Desconfie de promoções que não estejam adequadamente publicadas pela empresa que fornece o produto/serviço.
- Procure não acessar links suspeitos.
- Não cadastre dados pessoais em páginas não confiáveis.
- Evite baixar arquivos de fontes não confiáveis.
- Tenha muito cuidado ao instalar softwares ou aplicativos de fontes não oficiais.
- Não compartilhe arquivos ou links de origem duvidosa.
Leia também: Contra golpes, WhatsApp irá avisar quando um link for suspeito
Siga CLAUDIA no Instagram