Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Afinal, é ou não Carnaval? Entenda se blocos de rua estão liberados

São Paulo e Rio de Janeiro devem ter blocos de rua, mas não como estamos acostumados

Por Da Redação
21 abr 2022, 10h56
carnaval de rua
Em São Paulo, desfiles oficiais dos blocos de rua foram movidos para julho.  (Jonathan Borba/Unsplash)
Continua após publicidade

O adiamento dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo para o feriado de Tiradentes levantou uma dúvida entre os foliões: afinal, é ou não Carnaval? Com a expectativa alta para voltar a celebrar a maior festa do país – que precisou ser cancelada por dois anos por conta da pandemia de Covid-19 – muita gente ainda não sabe se poderá curtir nas ruas das duas capitais.

Tanto São Paulo quanto Rio de Janeiro resolveram não liberar oficialmente os blocos de rua, mantendo o Carnaval restrito aos sambódromos das cidades com entrada controlada pela venda de ingressos. No entanto, mesmo sem a liberação, ambas as capitais se comprometeram a não tirar totalmente o suporte: na carioca, o governo aumentou o contingente de policiais militares nas ruas para fazerem o acompanhamento daqueles trios que decidirem ocupar as ruas. Já na capital paulista, a prefeitura pediu que aqueles que resolverem ocupar espaços públicos informem para que a limpeza das vias públicas seja garantida.

Desfiles não oficiais e festas fechadas

Na “cidade maravilhosa”, blocos tradicionais resolveram manter seus cordões nas ruas, em um Carnaval não oficial. Áreas como o centro da capital, entorno do Sambódromo, Central do Brasil, Lapa e Boulevard Olímpico devem concentrar cortejos de rua e receberam um reforço extra de policiamento que, de acordo com o prefeito Eduardo Paes, é para proteger os foliões e não para reprimir a festa.

Em São Paulo, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Cultura e os organizadores de blocos, realizada na última quarta-feira (20), decidiu mover os desfiles nas ruas para os dias 16 e 17 de julho, data batizada de “Esquenta Carnaval”. Com isso, os maiores blocos da cidade, como o Acadêmicos do Baixo Augusta e Bloco do Sargento Pimenta, resolveram trocar os desfiles por festas particulares, com entradas gratuitas e pagas. As informações de locais e preços podem ser encontradas nas redes sociais de cada um.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.