Em 2015, o Brasil registrou 45.460 casos de estupro – o que significa que mais de 5 pessoas por hora sofreram violência sexual no ano passado – sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. É o que mostra o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira (03).
Esse número representa uma retração de 9,9% em relação a 2014, o que não quer dizer que o número de estupros no país diminuiu. “O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência desse crime no país”, disse a diretora executiva do FBSP, Samira Bueno.
Leia também: “Sangrando…” Por que o drama da garota estuprada no Rio de Janeiro é o drama de todas as mulheres brasileiras
O levantamento estima que devem ter ocorrido entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no Brasil em 2015. O número mínimo se baseia em estudos internacionais, como o National Crime Victimization Survey (NCVS), que apontam que apenas 35% das vítimas de estupro costumam prestar queixas.
Sendo assim, levando em consideração apenas os boletins de ocorrência registrados, podemos afirmar que, em 2015, ocorreu um estupro a cada 11 minutos e 33 segundos no Brasil.
Leia também: #EuSouSobrevivente: Vítimas de estupro fazem campanha contra a violência sexual
*Com informações da Agência Brasil