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A nova era do surrealismo é uma das trends do momento

A WGSN prevê que a cultura do caos é uma das inspirações para a moda, cultura e beleza, em um contexto bem exagerado

Por Raíssa Basílio
19 set 2023, 09h08
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  • A moda e a arte caminham juntas, isso não é novidade para ninguém! Em um cenário global marcado por múltiplas crises, observamos um crescente número de jovens que estão adotando uma estética caótica como uma maneira de enfrentar a realidade. A cultura do caos, previamente identificada como uma tendência em 2021 pela WGSN, hub que prevê tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, tem agora atingido níveis sem precedentes em 2023. Tudo aponta que o surrealismo vai entrar em uma nova era.

    Esse fenômeno tem o potencial de continuar influenciando as estratégias de marcas nos próximos anos, impulsionado pela escassez de atenção e pelo aumento do niilismo. Entre na Schiaparelli e o começo da Balenciaga, temos inspirações de movimento artístico, que surgiu na Europa em 1919. Agora, temos uma outra versão disso, que funciona como uma válvula de escape: há uma nova obsessão por chamar a atenção e vemos uma tradução disso na moda e na cultura. As bolsas gigantes da Jacquemus, as botas diferentonas da MSCHF, a inteligência artificial da Collina Strada no desfile mais recente da NYFW, são alguns exemplos.

    Kylie Jenner na porta do desfile da Schiaparelli.
    Kylie Jenner na porta do desfile da Schiaparelli. (Edward Berthelot/Getty Images)

    A inteligências artificiais, que geram imagens e machine learning, também exploram esse movimento, o que casa com a abordagem da nova marca brasileira Otti, que nasceu no Rio de Janeiro e explora bolsas de luxo, mas com uma identidade visual exagerada e bem colorida. O conceito da label, criada por Nina e Peter Gaul, trabalha IA, tanto na criação das peças, quanto de estampas e conteúdos digitais. “Não tem no mundo uma marca de acessórios como a Otti, com todo o frescor visual, preço, mix de produtos, proposta de comunicação, tudo com muito design, arte, senso de humor e a leveza brasileira”, afirma Nina.

    Otti chega inovando a moda ao dialogar com a IA para expandir as possibilidades criativas

    Otti chega inovando a moda ao dialogar com a IA para expandir as possibilidades criativas (Otti/Divulgação)
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    A Otti mostra que é viável utilizar o mundo virtual para criar soluções inovadoras, resultando em uma marca com uma identidade visual distinta. A nova coleção oferece mais de 260 itens agêneros, que incluem bolsas, mochilas, pochetes e alças. Estes produtos apresentam 35 estampas únicas em fine art. A linha é produzida sem o uso de pele animal e é totalmente reciclável.

    Otti mostra que é viável utilizar o mundo virtual para criar soluções inovadoras
    Otti mostra que é viável utilizar o mundo virtual para criar soluções inovadoras (Otti/Divulgação)

    A WGSN prevê que esse movimento surrealista, explorado como uma fonte criativa e meio de autoexpressão, tem um enfoque na Geração Z. Fomentado pela cultura do caos, peças de vestuário e produtos de beleza refletem a estética caótica, incorporando elementos de desordem, ousadia e rebeldia. Para conquistar essa geração, as marcas já começaram a abraçar essa autenticidade, promovendo a individualidade e a expressão pessoal por meio de suas coleções e produtos. Essa expressão é traduzida em uma forma de chamar a atenção pelo excesso, um apelo para chamar o consumidor através do absurdo. Vale analisarmos os próximos passos dessa tendência.

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