Armário mágico: consultora de estilo ensina a se vestir melhor com menos roupas
A consultora de estilo Silvia Henz ensina que, com um guarda-roupa enxuto, sobra tempo e criatividade para se vestir bem – e se reconhecer
Silvia Henz trabalha ajudando mulheres a descobrir do que gostam, quem querem ser e como querem se vestir. Natural de Curitiba, ela é jornalista de formação mas atua como creator e consultora de estilo, ensinando o conceito de “armário mágico”.
Basicamente, a ideia é que se vestir com menos é — quase sempre — sinônimo de se vestir melhor. “Quando você escolhe ter menos peças à disposição, sobra tempo e criatividade para pensar no que realmente lhe deixa mais estilosa, como um styling na calça ou um tênis diferente”, explica.
Essa sabedoria foi costurada por acaso e lhe caiu muito bem: “Fui fazer uma reforma no meu quarto e separei roupas para três semanas, só que a obra durou três meses. Com as mesmas peças, eu precisava investir nos acessórios, no batom… as pessoas comentavam que eu estava mais estilosa”, relembra. “Fiquei tão apaixonada pela ideia de viver com menos que comecei a diminuir outras áreas da minha vida. Até que pensei: ‘Isso é tão bom que eu poderia vender’”.
Criado em 1970 por Susie Faux, o termo “armário cápsula” surgiu em um período em que as mulheres precisavam se vestir melhor em menos tempo, já que estavam cada vez mais presentes no mercado de trabalho.
Décadas após o movimento, Silvia ainda sentia que algo não se encaixava. A estratégia de Henz incorpora o minimalismo “cápsula” com técnicas de organização de Marie Kondo, em que não basta ter poucas peças: é preciso escolhê-las com inteligência.
Para Silvia, assim como as pessoas têm mais autoconfiança quando se vestem com seriedade e consciência, feliz é quem entende que não adianta seguir tendências e abarrotar o guarda-roupa se ele não estiver de acordo com seu estilo pessoal.
Um estudo da Universidade Northwestern (EUA) dá razão a ela ao demonstrar que estudantes vestidos com jalecos médicos se saíam melhor em testes do que outros que usavam os mesmos trajes, porém informados de que eram uniformes de pintor.
“A moda vai dizer qual é o tempo, e seu estilo vai dizer quem é você. Eu não sei tudo que vim fazer nessa vida, mas sei que uma das minhas missões é inspirar as pessoas a ter um guarda-roupa mais enxuto. Essa é a parte de mim que mais me orgulha”, finaliza.
16 ideias de looks casuais com calça de alfaiataria
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
5 posições sexuais que estimulam o clitóris e fazem a mulher gozar muito
5 jeitos de estimular os mamilos durante o sexo e sentir ainda mais prazer
Orgasmo durante o sono: é mais comum do que você imagina
5 posições sexuais para casais que estão tentando engravidar
Qual a cor de calcinha ideal para a virada de 2026? Descubra aqui!





