Não exagere!
– De olho no volume
Alguns desenhos dão a impressão de mais volume. Por isso, as gordinhas devem usar tramas em preto ou nude, com pontos fechados e sem muitos desenhos. Assim, o visual fica leve.
– Sem vulgaridade
Prefira peças mais soltinhas, como blusas e saias. E nunca combine renda com decotão ou comprimento míni!
Na roupa
A renda é capaz de transformar um vestido de corte comum em uma roupa elegante e arrumada, de festa! Por isso ela é o tecido preferido das noivas. Revista toda a peça ou aproveite sua transparência nos braços, com a manga mais longa só em renda. Use também em blusas e saias, sempre com forro. Ele deve ser da cor da renda ou de sua pele.
– Como usar
Combine saias, blusas ou vestidos rendados com acessórios sem muitos detalhes. Use com escarpim e bolsa pequena.
– Cuidado!
Evite o excesso de transparência e peças muito coladas ao corpo. Gordinhas podem afinar a silhueta com uma blusa de renda preta combinada com casaco da mesma cor.
Na meia-calça
É ideal para o verão, porque os recortes permitem que a pele respire.
– Como usar
Com vestidos, casacos longos, saias lápis ou tulipa e shorts. Combine com escarpim ou ankle boot de salto. Faça um visual moderno com blazer larguinho e short de alfaiataria.
– Cuidado!
Quem tem as pernas grossas ou está acima do peso deve usar meias com ponto mais fechado, cuidando para não ficar “repuxado”. Afine a silhueta com meia-calça preta opaca (fio 40 ou 80) por baixo.
Nos detalhes
Quem prefere não se jogar na renda pode usar o tecido apenas em alguns acessórios ou partes da roupa, como barra da saia ou babado na gola. Essas opções incrementam um visual básico.
– Como usar
Com jeans, vestido, saia e blusinha. Se estiver frio, uma jaqueta cai bem. Combine com cores discretas, como preto, nude e cinza.
– Cuidado!
Se escolheu um item rendado, ele deve ser a parte mais destacada do look. Evite combiná-lo com estampas, brilhos ou cores fortes.