Marina Bitu: as criações de fibra da grife cearense
Marca ganhou destaque no mercado nacional e internacional por composições feitas artesanalmente por mulheres
As criações fluidas, amplas, com materiais que dão destaque para manifestações nacionais — como o fuxico e o crochê —, já são a marca registrada da grife cearense Marina Bitu. Fundada em 2017, ela ganhou destaque no mercado nacional e recentemente exibiu seus looks na Europa, na exposição Creating Fashion For Tomorrow, em Londres.
Atualmente, porém, a menina dos olhos da fundadora é uma parceria com um grupo de artesãs da cidade de Cariri, no interior do Ceará. “Ficamos encantadas quando as conhecemos. É impressionante o que são capazes de criar com a fibra de bananeira: flores, bolsas, tableware…”, diz a fundadora da marca, Marina Bitu.
+ Onde aprender a fazer tricô, crochê e bordado
Para obter a fibra, maleável e resistente, é preciso colher, secar e desfiar os troncos de bananeira — tudo feito artesanalmente por mulheres. “A fibra mudou tudo. Antes, a gente ficava em casa, não tinha onde trabalhar”, conta Cícera Correia, que faz parte da associação Fibrarte.
Em setembro, a grife anunciou uma parceria com a Fibrarte: um chapéu bucket e uma bolsa minaudiere, que estão sendo comercializados pelos marketplaces da Magalu.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.