Foi dada a largada para a semana de moda carioca. E sob muita chuva, mas com tranquilidade. Assim que chegamos ao Píer Mauá fomos, claro, dar um giro pelos bastidores. No backstage de Patricia Viera, que abriu o line-up, destaque para a linda boca vinho (uma mistura dos batons Diva e Rebel, da MAC). Do tipo queremos usar já. Nas araras, pudemos tocar o rico trabalho da estilista com couro vazado – o efeito é de renda e, as versões metalizadas, altamente desejáveis.
Na passarela – um caminho de terra, na verdade -, as modelos desfilaram franjas que as western girls vão adorar, saias inteiramente bordadas com miçangas e prints inspirados nas carrancas e tapetes mexicanos. Ah, lembra da tendência do azul intenso e do verde que antecipamos por aqui? Pois elas também entraram em cena no catwalk de Patricia.
E quem esperava pela entrada animada da Alessa logo após a fila final de seu desfile, foi surpreendido. É que a estilista está grávida e, por recomendações médicas, não veio ao Píer Mauá. Sua coleção faz referência ao trabalho do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e parece marcar uma nova fase da grife. O que vimos foi uma alfaiataria ampla e muitos tons de cinza. Larissa Lucchese, editora assistente de moda de ELLE, amou os conjuntinhos de tweed. Eu preferi o de neoprene (blusão + saia rodada). O shape dos típicos blusões de moletom, aliás, é também, até o momento, o queridinho do inverno carioca.
A noite terminou com o prestigiado desfile do mineiro Victor Dzenk – gente como Bethy Lagardère e Letícia Spiller estava na primeira fila. Na passarela, uma coleção repleta de transparências, bordados e caftãs. Vale reparar nos maxibrincos que arremataram os looks – tendência hot hot hot para o inverno 2014.
Amanhã tem muito mais. Fique de olho em nossa cobertura em www.mdemulher.com.br/moda e em www.elle.com.br.
Até lá!