Com a facilidade de propagação pela Internet, os fashion films da última década se transformaram em verdadeiras superproduções. Para promover as últimas coleções ou fragrâncias, vale contratar diretores incensados do cinema internacional e elencos milionários, que o buzz será garantido.
Em 2016, houve vários fashion films marcantes, seja pelo alto grau de investimento, por formatos inusitados, por referências polêmicas ou pelas participações de ícones pop. Vamos relembrar?
Primavera/verão 2016 Gucci
O curta, dirigido por Glen Luchford, é inspirado em Christiane F. polêmico filme biográfico de 1981 sobre uma garota viciada em heroína. Na versão fashionista, uma gangue de jovens com looks Gucci foge da polícia em um shopping.
Kenzo World – The New Fragance
Para a campanha do perfume, Carol Lim e Humberto Leon contrataram o diretor Spike Jonze e a atriz e modelo Margaret Qualley, de The Leftovers. Ela dança uma coreografia delirante de Ryan Heffington (do clipe de Chandelier). Seus movimentos não são nada suaves ou sensuais, o que é atípico para um vídeo de fragrância.
Outono/inverno 2016 Marc Jacobs
O que chama mais a atenção no vídeo é a quantidade de ícones pop para todos os gostos e de todas as idades. Há participações de Susan Sarandon, Courtney Love, Marilyn Manson, Missy Elliott, Genesis P-Orridge, Kembra Pfalher e Missy Elliott. Entre os modelos, também está Cara Delevingne, que também se tornou queridinha na cultura pop por seus trabalhos como atriz. O curta foi dirigido por Hype Williams, que já fez clipes para Beyoncé, Jay-Z e Kanye West, entre outros.
“The Tale of Thomas Burberry”
Dirigido pelo vencedor do Oscar Asif Kapadia e estrelado por Donhnall Gleeson e Sienna Miller, o vídeo é inspirado nos trailers de filmes hollywoodianos, cheios de imagens emotivas. Os 160 anos da Burberry são condensados no curta e se confundem com a História da Grã Bretanha, mostrando episódios marcantes como a participação na Grande Guerra.
“Wolves” – Kanye West / Balmain
O clipe de Kanye West, uma parceria com a Balmain, tem mais de 15 milhões de views só no canal oficial do músico. Dirigido por Steven Klein, o vídeo retrata as dificuldades trazidas pela fama e pelo assédio da imprensa de celebridades. É estrelado por Kim Kardashian e tem um elenco cheio de gente famosa, como Sia e Vic Mensa (que também participam nos vocais), Kylie Jenner, Cindy Crawford, Alessandra Ambrosio, Anna Cleveland, Maria Borges, Riley Montana, Angel Sara Sampaio, Joan Smalls, Jourdan Dunn, Jon Kortajarena, Dilone, Ysaunny Brito, Ronald Epps, Josephine Skriver, Sasha Luss e Romee Strijd.