10 tendências da Semana de Alta-Costura que você vai querer usar neste inverno
A elegância parisiense inspira um inverno sofisticado, maximalista e ousado

A Semana de Moda de Alta-Costura de Paris teve início nesta segunda-feira (7) e se encerra hoje (10) com o desfile da Germanier. As 27 grifes apresentam as coleções outono/inverno 2026 na Capital da Moda, ditando as tendências high luxury da próxima estação no hemisfério norte.
Por aqui, a frente fria acabou de começar, e ainda dá tempo de usar as apostas fashion apresentadas em Paris. Pensando nisso, separamos dez tendências fáceis de reproduzir para usar ainda nesse inverno!
1. Cropped

No desfile da Chanel, os croppeds ganharam destaque em looks que revelavam apenas uma faixa de pele. Blusas e jaquetas apareceram na versão mini, deixando a barriga de fora.
2. Saias alongadas

As saias alongadas dominaram quase toda a colação, trazendo um efeito maximalista para a silhueta. O modelo também apareceu com fendas laterais, proporcionando um movimento mais leve e fluido.
3. Botas cuissarde brancas

Não existe inverno sem bota – e a escolha da vez pela Chanel foram as botas cuissarde brancas, também conhecidas como over the knee (acima do joelho, em tradução livre). Para um visual equilibrado, combine o calçado com saia, vestidos ou calça legging.
4. Maximalismo

Não teve clean girl no desfile da Schiaparelli – pelo contrário – a estética maximalista tomou conta das roupas e dos acessórios em bordados, pinturas e predarias. Na foto acima, a modelo veste cerca de 14 braceletes, compondo um visual com referências futuristas e surrealistas.
5. All black

A Schiaparelli apresentou uma coleção inteira de looks pretos em diferentes texturas, transitando com facilidade entre a rigidez e a leveza. Balenciaga e Chanel também apresentaram mais de uma composição inteiramente preta, reforçando que o all black nunca esteve tão em alta.
Para reproduzir a tendência, aposte em bolsas e acessórios com detalhes dourados, assim como fizeram as grifes.
6. Alfaiataria desconstruída

A Maison Margiela traz a alfaiataria desconstruída mostrando que – ironicamente – o estilo pode ser usado em diversas ocasiões e não apenas em grandes eventos.
Se em algum momento a alfaiataria foi limitada a trajes sociais completos, essa coleção desafia ao trazer composições com jeans, blazer com estampas e texturas.
Para reproduzir, aposte em blazer oversized ou cropped, alfaiatarias estampadas e tecidos florais.
7. Veludo preto

Armani Privé – como de costume – entrega uma coleção glamourosa com um ar inalcançável, com total consciência de quem veste. O veludo negro, tecido que não víamos há tempos, se destacou em diversas composições, principalmente nas calças e conjuntos.
No inverno, as peças de veludo trazem o aconchego e o conforto necessário e, agora, Giorgio Armani nos mostra a sofisticação de compor looks com o tecido.
8. Floral

“Flores para a primavera? Que original” já diria Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, no filme Diabo Veste Prada. Provavelmente, a fictícia personagem adoraria assistir aos desfiles de inverno da Maison Margiela, Balenciaga e Armani Privé, que apostaram em estampas coloridas florais nas coleções para a estação fria.
9. Franjas

As franjas ganharam espaço até mesmo nos clássicos tweed-assinatura no desfile da Chanel. Em barras de saias e blusas, as franjas trazem sensação de movimento às peças.
No Brasil, não há melhor momento para reproduzir a tendência do que agora, que começam os festivais country e rodeios pelo país, trazendo uma releitura brasileira à peça.
10. Silhueta com definições estratégicas

Como resposta inovadora às polêmicas e tradicionais cinturas esculpidas em espartilho da Schiaparelli, a maison apresenta uma coleção com cortes que definem o corpo com leveza. Ao invés de silhuetas rígidas, há uma fluidez nas peças com definições inteligentes e estratégicas – como nas ombreiras e decotes retos.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.