Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

10 tendências da Semana de Alta-Costura que você vai querer usar neste inverno

A elegância parisiense inspira um inverno sofisticado, maximalista e ousado

Por Gabriela Nassif
10 jul 2025, 17h35
Schiaparelli, Balenciaga e Chanel apresentam looks inteiramente pretos.
Diretamente da Cidade Luz, a Semana de Moda de Alta Costura explora matéria-prima de qualidade, design exclusivo e trabalho artesanal. (gorunway | FFW/Reprodução)
Continua após publicidade

A Semana de Moda de Alta-Costura de Paris teve início nesta segunda-feira (7) e se encerra hoje (10) com o desfile da Germanier. As 27 grifes apresentam as coleções outono/inverno 2026 na Capital da Moda, ditando as tendências high luxury da próxima estação no hemisfério norte.

Por aqui, a frente fria acabou de começar, e ainda dá tempo de usar as apostas fashion apresentadas em Paris. Pensando nisso, separamos dez tendências fáceis de reproduzir para usar ainda nesse inverno!

1. Cropped

A Semana de Moda de Alta Costura de Paris apresenta a coleção outono/inverno 2026.
O desfile apresentado na Semana de Moda de Alta Costura pela Chanel foi o encerramento deste capítulo assinado por Karl Lagerfeld e Virginie Viard. (gorunway | FFW/Reprodução)

No desfile da Chanel, os croppeds ganharam destaque em looks que revelavam apenas uma faixa de pele. Blusas e jaquetas apareceram na versão mini, deixando a barriga de fora.

2. Saias alongadas

O desfile apresentado na Semana de Moda de Alta Costura pela Chanel foi o encerramento deste capítulo assinado por Karl Lagerfeld e Virginie Viard.
A Semana de Moda de Alta Costura de Paris apresenta a coleção outono/inverno 2026. (gorunway | FFW/Reprodução)

As saias alongadas dominaram quase toda a colação, trazendo um efeito maximalista para a silhueta. O modelo também apareceu com fendas laterais, proporcionando um movimento mais leve e fluido.

3. Botas cuissarde brancas

botas brancas até o joelho ganham destaque no desfile da chanel
Chanel apresenta a coleção outono/inverno 2026 na Semana de Moda de Alta Costura de Paris. (gorunway | FFW/Reprodução)
Continua após a publicidade

Não existe inverno sem bota – e a escolha da vez pela Chanel foram as botas cuissarde brancas, também conhecidas como over the knee (acima do joelho, em tradução livre). Para um visual equilibrado, combine o calçado com saia, vestidos ou calça legging.

 

4. Maximalismo

Acessórios maxi dominam passarela da schiaparelli
O tema do desfile da Schiaparelli parte de um marco histórico: quando Elsa Schiaparelli deixa Paris em meio à guerra e embarca para Nova York em 1940. (Schiaparelli | FFW/Reprodução)

Não teve clean girl no desfile da Schiaparelli – pelo contrário – a estética maximalista tomou conta das roupas e dos acessórios em bordados, pinturas e predarias. Na foto acima, a modelo veste cerca de 14 braceletes, compondo um visual com referências futuristas e surrealistas.

5. All black

All black nunca esteve tão em alta
Schiaparelli, Balenciaga e Chanel apresentam looks inteiramente pretos. (Schiaparelli | gorunway | FFW/Divulgação)

A Schiaparelli apresentou uma coleção inteira de looks pretos em diferentes texturas, transitando com facilidade entre a rigidez e a leveza. Balenciaga e Chanel também apresentaram mais de uma composição inteiramente preta, reforçando que o all black nunca esteve tão em alta.

Continua após a publicidade

Para reproduzir a tendência, aposte em bolsas e acessórios com detalhes dourados, assim como fizeram as grifes.

6. Alfaiataria desconstruída

Alfaiataria aparece de maneira desconstruída
Glenn Martens apresenta sua primeira coleção para a Maison Margiela Artisanal. (gorunway | FFW/Reprodução)

A Maison Margiela traz a alfaiataria desconstruída mostrando que – ironicamente – o estilo pode ser usado em diversas ocasiões e não apenas em grandes eventos.

Se em algum momento a alfaiataria foi limitada a trajes sociais completos, essa coleção desafia ao trazer composições com jeans, blazer com estampas e texturas.

Para reproduzir, aposte em blazer oversized ou cropped, alfaiatarias estampadas e tecidos florais. 

Continua após a publicidade

7. Veludo preto

Desfile Armani Privé na semana de moda de alta costura
Armani Privé entrega o glamour difícil de se encontrar no dia a dia, típico da alta-costura italiana. (gorunway | FFW/Reprodução)

Armani Privé – como de costume – entrega uma coleção glamourosa com um ar inalcançável, com total consciência de quem veste. O veludo negro, tecido que não víamos há tempos, se destacou em diversas composições, principalmente nas calças e conjuntos. 

No inverno, as peças de veludo trazem o aconchego e o conforto necessário e, agora, Giorgio Armani nos mostra a sofisticação de compor looks com o tecido.

8. Floral

tendências florais para o inverno
Maison Margiela, Balenciaga e Armani Privé apresentam florais na Semana de Alta Costura. (gorunway | FFW/Divulgação)

“Flores para a primavera? Que original” já diria Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, no filme Diabo Veste Prada. Provavelmente, a fictícia personagem adoraria assistir aos desfiles de inverno da Maison Margiela, Balenciaga e Armani Privé, que apostaram em estampas coloridas florais nas coleções para a estação fria.

Continua após a publicidade

9. Franjas

As franjas aparecem em bordas de blusas e saias no desfile da chanel
Outubro estreia um novo momento para a Chanel assinada por Matthiue Blazy. (gorunway | FFW/Reprodução)

As franjas ganharam espaço até mesmo nos clássicos tweed-assinatura no desfile da Chanel. Em barras de saias e blusas, as franjas trazem sensação de movimento às peças.

No Brasil, não há melhor momento para reproduzir a tendência do que agora, que começam os festivais country e rodeios pelo país, trazendo uma releitura brasileira à peça.

10. Silhueta com definições estratégicas

Schiaparelli marca fluidez e silhuetas nos looks
Schiaparelli apresenta a coleção outono/inverno com o tema “Back to the Future”. (Schiaparelli | FFW/Reprodução)

Como resposta inovadora às polêmicas e tradicionais cinturas esculpidas em espartilho da Schiaparelli, a maison apresenta uma coleção com  cortes que definem o corpo com leveza. Ao invés de silhuetas rígidas, há uma fluidez nas peças com definições inteligentes e estratégicas – como nas ombreiras e decotes retos. 

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.