Testamos o Galaxy Watch 8: vale a pena o novo smartwatch da Samsung?
Após duas semanas de uso, analisamos o novo relógio inteligente da Samsung, que promete unir desempenho, design e recursos avançados de saúde
Os relógios inteligentes deixaram de ser apenas acessórios para contar as horas e se tornaram verdadeiros aliados do bem-estar. Eles monitoram o sono, registram passos, medem batimentos cardíacos, pressão arterial e até a oxigenação do sangue — tudo em tempo real, direto no pulso.
Entre os lançamentos mais recentes, o Galaxy Watch 8, da Samsung, tem chamado atenção por reunir recursos avançados de saúde, desempenho e personalização. Testei o modelo por duas semanas e conto a seguir o que achei.
O Galaxy Watch 8 vale a pena?
Numa versão mais fina, sofisticada e tecnológica, o Galaxy Watch 8 na cor grafite é um daqueles relógios discretos que combinam com qualquer look. E é bom reforçar a finura: com apenas 8,6 mm, é o Galaxy Watch mais fino já lançado. Mas o melhor dele, bem, está na sua inteligência.
O pequeno relógio tem grandes poderes. Ele acompanha mais de 100 modalidades esportivas, com sete delas detectadas automaticamente, ou seja, sem que você precise clicar em nada. É possível escolher quais atividades serão reconhecidas e se a localização será gravada. A detecção está mais precisa que nas versões anteriores, mas, se quiser garantir resultados exatos, vale acionar o treino manualmente.
O aparelho mede zona de frequência cardíaca, passos, calorias, velocidade, distância percorrida e outras métricas. A consulta aos números é tão divertida que me fez querer ser mais ativa fisicamente — com o relógio, passei a caminhar mais só para aumentar o número de passos. É a gamificação do bem!
O sensor BioActive oferece medições de saúde detalhadas
A empresa sul-coreana aprimorou seu sensor BioActive, que agora oferece índices de antioxidantes e carga vascular, além das já conhecidas medições de batimentos cardíacos, oxigenação do sangue e composição corporal.
Aliás, para mim, entre as funções mais interessantes está a análise da composição corporal, que mostra a distribuição de gordura, músculo e água no corpo, e pode ser feita diariamente para gerar um histórico.
Acompanhe seu nível de estresse
O relógio também mede o nível de estresse e se conecta ao Wellhub, antigo Gympass, oferecendo acesso a aplicativos completos de saúde e bem-estar. Esse e outros recursos ajudam a acompanhar o corpo e entender melhor o que ele precisa.
IA integrada
Uma novidade importante é a presença do Gemini (IA da Google) diretamente no pulso. Sim, é possível usá-lo pelo relógio.
Além disso, os novos mecanismos de pinça e a coroa giratória facilitam a navegação e a organização dos apps. Quem tiver uma TV Samsung mais moderna pode até usar o relógio como uma espécie de mouse remoto.
A conectividade e bateria do Galaxy Watch 8
O Galaxy Watch 8 conta com microfone e alto-falante, permitindo atender chamadas, ouvir músicas no Spotify e até responder áudios no WhatsApp.
A bateria, segundo a Samsung, dura cerca de 30 horas, o que bateu com minha experiência (às vezes, durou até mais). A recarga é feita via carregador magnético e vai do 0% ao 100% em cerca de duas horas.
Conectividade
Ele é compatível com qualquer celular que tenha Android 12 ou superior, mediante o download dos apps Samsung Health e Samsung Wearable na Play Store. Importante: não é compatível com a Apple.
O relógio traz o chip Exynos W1000, fabricado em processo de 3 nm, com CPU de cinco núcleos, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. A performance é excelente. Os aplicativos abrem e fecham rapidamente, e é possível baixar novos diretamente no aparelho.
Resistente à água
A caixa de alumínio tem certificação IP68 e 5 ATM, o que garante resistência à água (inclusive em mergulhos e nado em mar aberto) e certificação militar, que permite o uso em ambientes mais desafiadores. Só é importante lavar o relógio com água doce caso entre no mar.
Tamanho da tela
A tela é uma AMOLED circular de 1,47 polegada, com brilho de até 3.000 nits, oferecendo ótima visibilidade mesmo sob sol forte, e vidro de safira, para maior resistência.
Dá para usar pulseiras de versões anteriores?
Vale destacar: o encaixe da pulseira mudou, não sendo possível usar as pulseiras do Galaxy Watch 7 ou de outros modelos. Há, porém, outras opções de pulseiras compatíveis à venda para além da que acompanha o aparelho.
Vale a pena comprar?
Minha experiência com o Galaxy Watch 8 foi muito positiva. Consegui usar aplicativos de esporte, medir a composição corporal diariamente e explorar várias funções sem dificuldade. Ele realmente é como um smartphone de pulso, com desempenho fluido e recursos que surpreendem.
Além de tudo, o relógio me incentivou a me movimentar mais, tornando o cuidado com o corpo algo mais divertido. A única ressalva: por ter o pulso pequeno, achei que ele balançava um pouco durante o uso. Então, se você também tem o pulso fino, vale testar o tamanho antes da compra.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
5 looks de Grazi Massafera que você pode copiar — e onde encontrar cada peça
Papete feminina: 5 modelos estilosos que prometem bombar no verão 2026
Usar essas 5 cores pode indicar problemas de autoestima
7 cores de esmalte chiques que combinam com tudo
As 9 estampas que vão dominar a primavera/verão 2026







