Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Ritu: como se preparar para a chegada do Outono, segundo o Ayurveda

Prema Casa da Montanha, em Monteiro Lobato, prepara uma imersão com rituais de descanso e restauração nos dias 19 a 23 de março

Por Helena Galante
Atualizado em 7 mar 2025, 18h53 - Publicado em 7 mar 2025, 18h00
Ritu, na Prema Casa da Montanha: como se preparar para a nova estação do ano, segundo o Ayruveda
Ritu, na Prema Casa da Montanha: como se preparar para a nova estação do ano, segundo o Ayruveda (Prema Casa da Montanha/Divulgação)
Continua após publicidade

Quais rituais fazem parte do seu dia a dia? Quando cheguei na primeira edição do Ritu – um retiro de Ayurveda oferecido na Prema – Casa da Montanha, em Monteiro Lobato (SP) – percebi que a correria do cotidiano tinha atropelado com ansiedade todos os meus rituais de autocuidado. Comer, dormir e caminhar, entre outras atividades, estavam esvaziadas de sentido pela minha falta de atenção.

Quando tudo parece perdido, porém, a natureza faz um convite: e se nos conectarmos às mudanças das estações do ano para fazer também mudanças internas no nosso jeito de viver? É o que propõe Dani Bertolo, professora de Yoga, terapeuta ayurvédica, guardiã da Prema – Casa da Montanha e idealizadora do Ritu. “Junto com o pedido da estação do ano, nos despedimos do que já cumpriu seu caminho e nos abrimos e ancoramos no por vir”, afirma Dani.

Dani Bertolo, professora de yoga e terapeuta ayurvédica:, é quem idealizou o Ritu da Prema Casa da Montanha
Dani Bertolo, professora de yoga e terapeuta ayurvédica:, é quem idealizou o Ritu da Prema Casa da Montanha (Camilla Dias/Prema Casa da Montanha/Divulgação)

Estar junto a natureza é bálsamo

Dani Bertolo

COMO SE PREPARAR PARA A CHEGADA DO OUTONO?

No próximo dia 20 de março, o Verão sai de cena para a chegada do Outono. Para se preparar para a nova estação, o Ayurveda, sistema de medicina tradicional da Índia, sugere que esse seja um momento de pausa e detox (de pensamentos, emoções, hábitos e também comidas que drenam nossa energia). “A primeira edição do Ritu, na entrada da última Primavera, foi um grande bálsamo! Estar em roda com outras mulheres buscando na pausa a nutrição e a escuta de si”, continua Dani.

Prática de meditação no deck da Prema Casa da Montanha: o Ayurveda convida a um olhar mais atento para os nossos ritmos internos a cada troca de estação do ano
Prática de meditação no deck da Prema Casa da Montanha: o Ayurveda convida a um olhar mais atento para os nossos ritmos internos a cada troca de estação do ano (Camilla Dias/Prema Casa da Montanha/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para a próxima edição, que acontece entre os dias 19 e 23 de março de 2025, a imersão contará com rituais “no sentido mais íntimo, um marco de presença”, explica a terapeuta. Na prática, isso significa entrar numa programação caprichada que inclui massagens Abhyanga (feitas com óleo quentinho dos pés até a cabeça), práticas de yoga, momentos de descanso, exercícios de escrita e até silêncio.

Além de Dani Bertolo, a arteterapeuta e terapeuta ayurvédica Manu Santana também conduzirá atividades restauradoras como banhos de ervas junto da cachoeira e meditações guiadas inspiradas nos ciclos da natureza.

Banho de cachoeira na Prema Casa da Montanha: estar mais perto da natureza faz parte da proposta do Ritu
Banho de cachoeira na Prema Casa da Montanha: estar mais perto da natureza faz parte da proposta do Ritu (Camilla Dias/Prema Casa da Montanha/Divulgação)

QUAIS AS MELHORES COMIDAS PARA O OUTONO?

No Ayurveda, o nosso poder digestivo, também chamado de Agni, é responsável pela nossa boa saúde, além de ajudar a trazer foco e nos ajudar a fincar raízes para crescermos. Para mantê-lo forte, os alimentos cozidos, de digestão mais fácil, são bem-vindos. Responsável pelo cardápio da Prema, a cozinheira Monise propõe refeições com menos estímulos, mas que seguem sendo saborosas e despertando prazer e curiosidade. No Ritu de Primavera, fizeram sucesso o mingau de ameixa com maçã cozida, o leite de amêndoas com tâmaras e o caldo de cenoura e mandioquinha com gengibre.

Continua após a publicidade

Para Dani, o importante é fazer “um detox de alimentos que promovam a inflamação dos tecidos e que sejam muito pesados e difíceis de digerir. Alimentos como frituras, carnes em geral, açúcar, leite e derivados, alimentos crus – devem ser evitados por um período, ao mesmo tempo que se intensifica o consumo de chás e ervas digestivas que vão aumentar o nosso agni”.

Outros princípios do Ayurveda – que parecem óbvios, mas passam batido no dia a dia – incluem comer apenas quando se tem fome (não quando dá o horário das refeições), evitar alimentos que sejam indigestos para o seu organismo e evitar outros estímulos (como o celular) no momento de sentar-se à mesa.

Piscina, sauna, lago, cachoeiras, trilhas e fogueira: Ritu convida os participantes a explorar o amplo espaço da Prema Casa da Montanha
Piscina, sauna, lago, cachoeiras, trilhas e fogueira: Ritu convida os participantes a explorar o amplo espaço da Prema Casa da Montanha (Prema Casa da Montanha/Divulgação)

APRENDER A DESCANSAR

Ao experimentar uma rotina diferente, com mais pausas e oportunidades de respirar fundo, o Ritu me ensinou que talvez o maior aprendizado é justamente o de aprender a descansar! A ideia de “fazer nada” ou só prestar atenção no que o nosso corpo nos pede pode parecer desafiadora a princípio, mas depois dos 5 dias de imersão, a sensação de vitalidade é compensadora.

Continua após a publicidade

Para aproveitar o melhor da experiência e sair revigorada, busquei vivenciar cada canto da Prema. O espaço de 300 mil metros quadrados no meio da Serra da Mantiqueira, em Monteiro Lobato (SP) tem trilhas para caminhadas, um deck para acompanhar o nascer do sol, fogueira, cachoeiras, piscina de borda infinita, sauna com vista para a montanha e os chalés decorados com ilustrações da artista plástica Camila Mizutani e equipados com camas que abraçam e chuveiros de deixar saudade.

Chalé Prema Casa da Montanha: acomodação aconchegante e confortável em Monteiro Lobato
Chalé Prema Casa da Montanha: acomodação aconchegante e confortável em Monteiro Lobato (Prema Casa da Montanha/Divulgação)

“Perceber a natureza ao nosso redor e seus convites – como temperatura, incidência do sol, quantidade de chuva, flores, frutos e legumes específicos de cada estação, a fauna e flora de cada estação etc – faz com que a gente entre em contato com essa sabedoria ancestral e possa se alinhar com o que está por vir”, diz a fundadora da Prema.

É preciso momentos de pausa para continuar

Dani Bertolo
Continua após a publicidade

BEM-VINDO, OUTONO

Para quem ficou com vontade de experimentar novos rituais para a chegada da estação, o convite do Ritu de Outono é abrir espaço para mudança. “A cada três meses temos uma troca de estação de ano. E com a mudança dos ciclos vem características específicas de cada uma das estações. O Ayurveda reconhece que isso tem um profundo efeito na nossa saúde e traz sugestões e rotinas específicas para que a gente se mantenha em equilíbrio no decorrer dos ciclos. O ideal é que a cada virada de ciclo a gente passe por um processo de pausa e purificação para digerir e eliminar o que ficou em excesso da estação passada e preparar nosso fogo digestivo, nosso potencial de receber, assimilar, digerir e transformar os estímulos da próxima estação”, finaliza Dani.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.