O que a academia muda que ninguém mostra no Instagram
Mais energia, menos dor e uma saúde mental mais forte são os resultados de um treino consistente
O exercício físico não precisa ter relação com estética ou aquela pressão do “projeto verão”. Pelo contrário, ele é entendido por médicos e especialistas como uma ferramenta para manter a saúde em dia – já que impacta o corpo, a mente e o bem-estar.
A seguir, confira cinco razões para se exercitar que vão além do espelho:
1. Melhora a saúde mental
Uma pesquisa publicada no jornal científico Frontiers in Psychology revelou que a prática regular de atividade física está associada a melhora significativa da saúde mental, incluindo redução de ansiedade, depressão e estresse.
2. Regula a qualidade do sono
A associação de saúde American Sleep Disorders Association garante que a prática regular de exercícios está relacionada à melhora da qualidade do sono, reduzindo problemas como dificuldade para dormir ou sono fragmentado.
Além disso, segundo pesquisa publicada na revista Nature, exercícios aeróbicos, anaeróbicos e o treinamento de resistência contribuem para um sono mais profundo e restaurador.
3. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
A atividade física regular também tem impacto direto na prevenção de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas – já que controla a pressão arterial, o colesterol e a glicemia. Foi o que confirmou uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso.
4. Colabora com postura e flexibilidade
Sabe aquelas dores nas costas causadas pelo tempo sentada na mesa do escritório? Mexer o corpo melhora a postura e favorece a mobilidade geral.
Uma revisão bibliográfica Universidade Estadual do Tocantins encontrou que indivíduos fisicamente ativos relatam menos sobrecarga postural e maior capacidade funcional, promovendo qualidade de vida.
5. Melhora o rendimento acadêmico
A atividade física está associada a menor carga de estresse e melhor capacidade de recuperação emocional, o que se traduz em melhora de desempenho em outras áreas da vida, inclusive estudos.
Uma investigação publicada na Springer Nature descobriu que estudantes fisicamente ativos apresentaram menores níveis de estresse e maior capacidade de lidar com demandas cognitivas e emocionais.
6 cremes poderosos que rejuvenescem as mãos
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







