Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O milagre de Paula Barbosa: da endometriose à espera do segundo filho

Paula Barbosa divide um pouco a sua experiência com a maternidade

Por Paula Barbosa
4 mar 2025, 05h45
Paula Barbosa está grávida de seu segundo filho.
Paula Barbosa compartilha relato exclusivo acerca de sua segunda gravidez aos 38 anos.  (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Estou na minha segunda gravidez e tem sido uma verdadeira montanha-russa de sentimentos. Eu tenho um filho, o Daniel, de oito anos, e sempre quis que a diferença de idade entre eles fosse pequena. Então, quando meu primogênito fez um ano, comecei a tentar engravidar novamente.

Mas a vida, com seus altos e baixos, me fez adiar esse sonho por um tempo. A perda do meu pai foi um golpe profundo e, depois disso, veio a pandemia, que, de certa forma, também paralisou muitos planos.

Quando consegui me recuperar um pouco emocionalmente, me envolvi em um novo trabalho, o remake de “Pantanal“, e tive que ficar um longo período fora para gravar. O tempo simplesmente passou. Só em 2024 eu e o Diego, meu marido, conversamos e decidimos tentar novamente.

No início, não foi fácil. As tentativas não estavam funcionando e, durante alguns exames, recebi a notícia de que estava com endometriose e um mioma. Confesso que fiquei assustada. Quando estava me preparando para a cirurgia, de repente, soube que estava grávida.

O mioma ainda está lá, mas os médicos dizem que, se ele não crescer ou não causar complicações, posso seguir com a gestação normalmente. A endometriose, por outro lado, tem me dado um respiro. A gravidez tem diminuído os sintomas, o que é ótimo.

Essa gestação tem sido bem diferente da minha primeira, tanto que antes de saber que estava esperando o Arthur, achei que fosse menina. Aos 38 anos, tenho sentido bastante os efeitos físicos.

Continua após a publicidade

Engordei mais desta vez, sinto falta de ar e cansaço com mais frequência e, no começo, tive um sangramento que me deixou de repouso por dois meses. Foi um período difícil, mas sei que faz parte do processo de engravidar em uma idade mais “avançada”. Ainda assim, tenho seguido tranquila e otimista.

Essa gestação também tem me feito refletir sobre minha experiência anterior com o Daniel. Passei por violência médica psicológica e baby blues. Acredito que, hoje em dia, com todo o acesso à informação que temos – muito mais que há oito anos -, nós conseguimos reconhecer com mais rapidez essas situações e até evitá-las.

Na época, eu não tinha quase nada de conhecimento sobre parto, muito menos sobre o que era violência médica. Portanto, um conselho que sempre dou é para que as grávidas se informem, leiam – não só elas, como seus parceiros e parceiras também.

E uma outra coisa que nem todas as pessoas têm acesso, mas que seria ótimo se pudessem ter, é o apoio especializado para um acompanhamento mais acolhedor e seguro.

Continua após a publicidade
Paula Barbosa

“Passei por violência médica psicológica e baby blues.”

Decidi com o Arthur seguir um programa oferecido pelo meu plano de saúde, que inclui médicos, especialistas em amamentação e em diversas outras áreas, além de grupos de apoio. Isso tem feito toda a diferença. Me sinto mais segura, sem aquela sensação constante de que algo pode dar errado.

Já estou no oitavo mês e, apesar das dificuldades e de estar me sentindo o Godzilla (risos), estou muito feliz com a chegada do bebê. Cada dia é uma conquista, uma oportunidade de aprender mais sobre mim mesma e sobre o que significa ser mãe em diferentes momentos da vida.

Eu sigo firme, confiando que, independentemente dos desafios, a maternidade é sempre um presente. Ansiosa para saber como será nossa família agora com quatro membros!

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.