Oferta Relâmpago: Claudia por apenas 5,99

Mais de 15 restaurantes em SP para comer bem sem sair da dieta saudável

Selecionamos restaurantes na capital com pratos leves, saladas, bowls e ingredientes frescos para quem quer comer fora e manter uma alimentação equilibrada

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2026, 10h00 •
Restaurantes em São Paulo para comer saudável
No The Fresh Goodies é possível saborear o Hummus, que leva grão de bico, tahine, tomate, pistache, sumak e acompanha pão multigrãos ou crudités de vegetais (Mário Rodrigues/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Comer fora e manter uma alimentação equilibrada não precisa ser um dilema — especialmente em uma cidade como São Paulo, onde a cena gastronômica tem incorporado cada vez mais propostas focadas em ingredientes frescos, preparos leves e combinações nutricionalmente inteligentes.

    De pratos com base vegetal a proteínas grelhadas, passando por bowls, saladas elaboradas e receitas sem ultraprocessados, cresce o número de restaurantes que apostam em sabor sem abrir mão de escolhas conscientes.

    A seguir, reunimos casas na capital paulista que mostram que é possível comer bem, com prazer e sem sair da dieta saudável, seja no almoço do dia a dia ou em programas mais despretensiosos pela cidade.

    Salvi Café e Cozinha

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    Paleta suína assada é uma das opções do menu do Salvi (Feltran Foto/Divulgação)

    Com unidades em Santana e no Baixo Pinheiros, o Salvi Café e Cozinha aposta em comida saudável feita com ingredientes orgânicos e preparos leves. A casa não usa leite animal, não trabalha com frituras nem refrigerantes e oferece opções vegetarianas, veganas e também com proteínas animais. O cardápio tem consultoria da chef funcional Lidiane Barbosa.

    As receitas são servidas do café da manhã ao jantar e sinalizadas para dietas sem glúten, sem lactose, low carb ou veganas. Há toasts e sanduíches com pão de fermentação natural, além de pratos leves para almoço e jantar. A carta de bebidas inclui mocktails e vinhos orgânicos, mantendo a proposta de alimentação equilibrada.

    Endereço: Rua Marcos Azevedo, 70 – Pinheiros | @salvi.cozinha

    Continua após a publicidade

    Botanikafé

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    O Botanikafé é famoso por suas toasts, beneditinos
    e bowls fartos, além de pratos completos para o almoço e jantar (Lais Acsa/Divulgação)

    Com três unidades em São Paulo — Jardins, Pinheiros e dentro do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera —, o Botanikafé funciona do café da manhã ao jantar, com cardápio servido ao longo de todo o dia. O conceito combina café e botânica, com ambientes marcados por vegetação e proposta de refeições para diferentes momentos da rotina.

    O menu reúne pratos para brunch, bowls, saladas, sanduíches e receitas à base de vegetais, além de opções com ovos, peixes e proteínas leves. As casas também são pet friendly e recebem públicos variados, de quem trabalha remotamente a famílias e grupos.

    Endereço: 2 unidades + Alameda Lorena, 1765 – Jardins | @botanikafe

    Poke Su

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    Cada bowl é composto por 120g de proteína e 180g de base (Poke Su/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A marca Su Poke opera exclusivamente no formato delivery, com pedidos feitos por aplicativo próprio e plataformas como iFood, Rappi e 99Food. Inspirado na culinária de Okinawa, no sul do Japão, o menu é baseado em bowls com porções padronizadas de proteína e base, acompanhadas de vegetais, sementes e molhos autorais.

    Entre as opções estão bowls com atum marinado, salmão em diferentes preparos, haddock com chilli garlic, camarão spicy e versão vegetal com cogumelos e tofu, além do Healthy Chicken Bowl com frango e mix de folhas. O cardápio inclui ainda entradas como guioza, taco de atum e kakiague de milho, sobremesas e a opção de montar o próprio poke com escolha de ingredientes e bases.

    Onde pedir: Aplicativo próprio Su Poke, iFood, Rappi e 99Food

    Locale Caffè

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    A salada Caprese é servida com mozzarella de búfula, tomate, pesto genovese e manjericão (Tadeu Brunelli/Divulgação)

    No Itaim Bibi, o Locale Caffè funciona como bar e café de inspiração italiana e oferece, além do brunch, um cardápio com diversas opções de saladas. O brunch inclui itens como salada de frutas, ovos mexidos e panini, enquanto o menu regular prioriza pratos frios e combinações leves, adequadas para dias quentes.

    Entre as saladas, aparecem versões como a Caprese, com mozzarella de búfala, tomate, pesto genovese e manjericão; a Caesar, com alface americana, frango grelhado, parmesão, croutons e molho caesar; além de opções com salmão curado, avocado e amêndoas, e a combinação de presunto cru com figo, mel, nozes e mix de folhas

    Continua após a publicidade

    Endereço: Rua Manuel Guedes, 349 – Itaim Bibi | @locale.caffe 

    The Fresh Goodies

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    O Spicy Avocado leva tagliatta de fraldinha com mozzarella derretida, avocado, picles de cebola, alface e spicy aioli (Mário Rodrigues/Divulgação)

    O The Fresh Goodies trabalha com ingredientes frescos e não utiliza açúcar refinado nem farinha branca. O menu, assinado pelo chef Thiago Cerqueira, contempla dietas low carb, cetogênica, vegetariana, vegana e high protein.

    Entre os pratos estão o hummus com tahine, pistache e tomate ralado, servido com pão multigrãos ou vegetais, e o bowl Mediterrâneo, que reúne queijo de cabra, cogumelos, folhas, ovo, avocado, sementes e molhos da casa. Na parte de sobremesas, há bolo de baunilha com creme e amêndoas.

    Endereço: Rua Lopes Neto, 15 – Itaim Bibi | @thefreshgoodies

    Continua após a publicidade

    Amazo Peruano

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    O Ceviche Clássico feito com pescado do dia, leite de tigre, óleo de coentro servido com mousse de batata doce e canchita (Luiz Morales Tineo/Divulgação)

    Comandado pelo chef Enrique Paredes, o Amazo Peruano tem foco em preparações frias como ceviches e tiraditos, servidos em uma casa tombada no centro de São Paulo e também em unidade no Shopping Pátio Higienópolis. O menu reúne oito opções dessas receitas, baseadas em pescado do dia e diferentes versões de leche de tigre.

    Entre os destaques estão o Ceviche Clássico, com peixe do dia, leite de tigre, mousse de batata-doce e canchita, o Ceviche Carretilero, com rocoto, lula e nabo, e o tiradito Apaltado, servido com avocado e azeite de quinoa preta. Para acompanhar, há também a salada Ama.zo, com lulas, folhas, amêndoas e molho caesar.

    Endereço: Shopping Pátio Higienópolis: Avenida Higienópolis, 618 – Higienópolis | Campos Elíseos: Rua dos Guaianazes, 1149 – Campos Elíseos | @amazoperuano

    Fahrenheit

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    A salada Tuna leva tataki de atum, mix de folhas, edamame, cenoura, repolho roxo, gergelim e molho thai (Fahrenheit/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Localizado no Shopping JK, o Fahrenheit reúne opções de saladas e pratos com peixes e frutos do mar. O menu inclui uma seção de saladas reforçadas, além de receitas quentes com influências asiáticas e ingredientes frescos.

    Entre as saladas, aparece a Tuna, com tataki de atum, edamame, legumes e molho thai, e a Fahrenheit, com mix de folhas, queijo boursin, frutas e castanhas. Nos pratos principais, há opções como camarões grelhados com arroz jasmine e curry, além de atum selado servido com purê de couve-flor e legumes.

    Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 (Shopping JK – 3º Piso) – Vila Olímpia | @fahrenheit.jk

    Le Jardin

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    Uma opção é a beterraba assada com morangos marinados, avocado, cebola roxa, rúcula selvagem e hortelã (Le Jardin/Divulgação)

    Instalado no hotel Rosewood São Paulo, o Le Jardin funciona 24 horas e reúne opções de pratos leves e receitas à base de peixes, vegetais e grãos, indicadas para diferentes horários do dia. O cardápio contempla entradas frias, saladas e pratos principais com foco em ingredientes frescos.

    Entre as sugestões estão o crudo de atum com emulsão de avocado e furikake, a beterraba assada com morangos marinados, rúcula e hortelã, além de pratos quentes como salmão assado com arroz negro e namorado grelhado com alcachofra, cogumelos e molho de manjericão.

    Endereço: Rua Itapeva, 435 – Bela Vista | @rosewoodsaopaulo

    Cuia Restaurante

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    Peixe do dia com salada de feijão manteiguinha, farinha d’água e molho de tucupi (Raphael Criscuolo/Divulgação)

    Criado pela chef Bel Coelho, o Cuia funciona no térreo do Edifício Copan, no Centro, e desde 2024 também em Pinheiros. A casa opera como restaurante, bar e café, com cardápio que atende brunch, almoço, jantar e happy hour, sempre com foco em ingredientes de biomas brasileiros.

    As receitas valorizam produtos nativos e técnicas diversas, aplicadas a pratos, petiscos e bebidas. A proposta é trabalhar ingredientes sazonais e combinações baseadas na cultura alimentar brasileira, com opções que incluem vegetais, grãos, pescados e carnes, conforme o menu em cartaz.

    Endereço: Av. Ipiranga, 200 – loja 48 – República | @cuia_restaurante

    Roi Méditerranée

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    O Plateau de Crevettes é feito para compartilhar e traz camarões grelhados no vinho branco, azeite, tomate salteado, alho confit e ervas frescas (Roi Méditerranée/Divulgação)

    Com proposta inspirada na Riviera Francesa, o Roi Méditerranée trabalha com pratos centrados em peixes, frutos do mar e saladas. Entre as entradas e saladas, aparecem versões com camarão, avocado, folhas, queijo de cabra, amêndoas e grão-de-bico, com molhos cítricos.

    Nos principais, o cardápio inclui atum grelhado com molho poivre, atum selado em crosta de pistache com legumes e camarões grelhados no vinho branco com alho confit e ervas, em prato pensado para compartilhar, servido com legumes ou salada.

    Endereço: Rua Haddock Lobo, 1626 – 3° Andar – Cerqueira César | @roimediterranee

    Arabia

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    A Salada Fatuch leva mix de folhas verdes, tomate, rabanete, pepino, cebola, salsinha, hortelã fresca, romã e é servida dentro de um pão arabe crocante (Ingá/Divulgação)

    Especializado em culinária árabe, o restaurante Arabia oferece pratos frios e receitas tradicionais à base de vegetais, grãos e ervas frescas. O cardápio traz saladas e preparações clássicas servidas com pão árabe e molhos típicos da cozinha do Oriente Médio.

    Entre as opções estão a salada Fatuch, com folhas, tomate, pepino, rabanete, hortelã e romã, servida em pão árabe crocante, além do tabule, do quibe cru e da salada Fenícia, que combina folhas com cordeiro desfiado e pinhão-do-líbano. Há ainda sanduíche de falafel com molho tarator.

    Endereço: Alameda Lorena, 1821 – Jardim Paulista | @restaurantearabia

    Casa Hario

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    Teishoku de salmão grelhado (Neuton Araújo/Divulgação)

    No Itaim Bibi, a Casa Hario trabalha com cardápio de inspiração japonesa, com entradas, pratos principais e sobremesas. Entre as entradas, aparece o tuna tataki, servido com molho ponzu e gengibre ralado.

    Nos principais, o destaque são os teishokus, conjuntos que incluem arroz, salada verde, missoshiru, picles do dia e molho da casa, com opções de proteína como omelete ou salmão grelhado. As sobremesas são assinadas pela confeitaria Amay, com receitas sem glúten e baixa adição de açúcar.

    Endereço: Rua Manuel Guedes, 426 – Itaim Bibi |@casahario

    Leila

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    A Salada Leila é preparada com mini alface romana, presunto cru, lascas de queijo de ovelha, erva-doce laminada e vinagrete de toranja (Gui Galembeck/Divulgação)

    O Leila apresenta cardápio com saladas e grelhados preparados na brasa, atendendo diferentes momentos do dia. Entre as saladas, há combinações como mini alface romana com presunto cru, queijo de ovelha, erva-doce e vinagrete de toranja, além da versão com folhas selvagens e alcachofras grelhadas com molho tipo caesar.

    Nos pratos quentes, entram opções como filé de sobrecoxa e peixe do dia, feitos na grelha e servidos com molho à escolha. Para acompanhar, o cliente pode optar por legumes grelhados ou salada da horta.

    Endereço: Rua Colômbia, 270 – Jardim América | @leilarestaurante 

    Marena Cucina

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    A Cavolfiore Grigliato & Tzatziki é uma salada de couve-flor grelhada com salsa grega (Tadeu Brunelli/Divulgação)

    No Itaim Bibi, o Marena Cucina é comandado pelo chef Denis Orsi e se inspira na cozinha da Puglia, com foco em ingredientes simples e preparações diretas. Em 2025, a casa passou a integrar a lista de recomendados do Guia Michelin.

    Entre as opções mais leves estão a alcachofra com creme de parmigiano, a salada de couve-flor grelhada com tzatziki e as cenouras assadas com molho de iogurte. O cardápio inclui também carpaccio de peixe branco com tomate fresco, salicórnia e endívia.

    Endereço: Rua Pais de Araújo, 138 – Itaim Bibi | @marenacucina 

    Torteria

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    A torta vegana de espinafre com tofu é uma das opções do cardápio (Patinho Fotografia/Divulgação)

    A Torteria lançou a linha Equilíbrio, desenvolvida em parceria com a chef e pesquisadora Nininha Lacombe e com a marca Nude, de bebidas vegetais à base de aveia. A coleção reúne tortas salgadas e doces sem glúten, sem lactose, com opções veganas e preparadas com ingredientes funcionais, mantendo o formato de porções individuais e tamanhos para compartilhar.

    Entre as salgadas, aparecem versões como frango cremoso, legumes ao curry, carne com hummus, espinafre com tofu e quiches de búfala ou cogumelos com creme de aveia. Na parte doce, entram brownie de chocolate belga adoçado com açúcar de coco, torta cookie de brigadeiro vegetal, torta de noz-pecã e bolo de churros com doce de leite de aveia.

    Endereço: 3 unidades + Rua Fradique Coutinho, 39 – Pinheiros | @atorteria

    NOU

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    O Bowl Vegano leva mix de folhas, abóbora, aspargos, ervilha torta, figo, quinoa, homus, edamame, semente de abóbora ao molho de Tahine (Rodolfo Regini/Divulgação)

    Com três unidades em São Paulo, o NOU apresenta cardápio variado com opções de bowls, saladas e pratos principais. O ambiente informal acompanha um menu que permite diferentes combinações de proteínas e acompanhamentos.

    Entre as sugestões está o Bowl Vegano, com folhas, legumes, quinoa, homus, edamame e molho de tahine. A salada Caesar também aparece em versões com frango grelhado, filé à milanesa em tiras ou salmão grelhado, de acordo com a escolha do cliente.

    Endereço: 2 unidades + Higienópolis: Rua Armando A. Penteado, 12 – Higienópolis | @nourestaurante

    Lido – Amici di Amici

    Restaurantes em São Paulo para comer saudável
    O Tonno del Chianti é feito com carne de porco e servido com feijão fresco, cebola roxa e saladinha da casa (Lido – Amici di Amici/Divulgação)

    O Lido – Amici di Amici traz receitas da Ligúria com interpretação do chef genovês Roberto Rebaudengo, em um salão de clima informal em Pinheiros. O cardápio reúne pratos clássicos italianos e opções de saladas.

    Entre elas, estão a Croccante e Colorata, com folhas, repolho roxo, cenoura, rabanete e sementes, e a Fresca e Leggera, preparada com rúcula, pepino, tomate, azeitonas e lascas de grana, finalizada com balsâmico e azeite de manjericão. Outra opção é o Tonno del Chianti, um prato toscano que engana pelo nome: parece atum, mas é carne de porco. Cozido lentamente no vinho branco, depois conservado no azeite extravirgem com louro e especiarias exatamente como se faz com o atum em conserva.

    Endereço: Rua Fradique Coutinho, 282 – Pinheiros | @lido_amici_di_amici

    Você também pode gostar de:

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    OFERTA DE VERÃO

    Digital Completo

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    OFERTA DE VERÃO

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.