Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Crochê para iniciantes: 4 dicas essenciais para iniciar no hobby

Saiba quais são os materiais necessários para dominar a arte dos pontos de uma vez por todas

Por Sarah Brito
21 jan 2025, 09h00
Crochê para iniciantes: 4 dicas essenciais para iniciar no hobby
Marina Herrera revela quais são as 4 dicas essenciais para iniciantes que querem aprimorar as habilidades com as agulhas de crochê (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

O crochê vem ganhando cada vez mais destaque como um dos hobbies mais procurados nas redes sociais em 2025. Unindo relaxamento e criatividade em uma única prática, essa arte milenar tem ganhado cada vez mais adeptos que buscam aprimorar ainda mais a desenvoltura com as agulhas. 

Embora possa parecer desafiadora, a prática de crochetar pode exigir algumas dicas iniciais que ajudam a transformar o processo inicial do crochê em um atividade  muito mais simples do que parece.

Nós conversamos com a tutora Marina Herrera para descobrir algumas dicas que todo iniciante no crochê precisa saber. Veja só: 

4 dicas essenciais para iniciantes no crochê 

1. Invista apenas em materiais necessários

Crochê para iniciantes: 4 dicas essenciais para iniciar no hobby
Segundo a tutora, investir apenas em materiais necessários, como uma agulha e uma linha de tamanho médio, ajuda a economizar dinheiro na hora de iniciar no hobby (Pexels/Reprodução)

Esqueça a ideia de que, para começar no universo do crochê, é necessário adquirir uma infinidade de itens, como agulhas e novelos de diversas cores e texturas.

Segundo Marina, para aqueles que são iniciantes, optar por uma lista de materiais que contam apenas com o necessário ajuda a criar uma prática mais consciente e livre de excessos durante a aprendizagem.

“Durante o início, o ideal é investir apenas em uma agulha, pois nunca sabemos se o hobby realmente se tornará algo atrativo. Optar por uma agulha de 4 mm ou 5 mm, e fios de espessura média, como barbantes ou fios de algodão, permite que qualquer um comece a crochetar sem gastar muito”, afirma a tutora, que ensina crochê há oito anos em uma oficina na grande São Paulo.

Continua após a publicidade

Além da agulha e do fio de espessura média, é importante ter sempre à mão uma tesoura e um caderno, para anotar informações sobre os pontos e os detalhes das peças a serem confeccionadas.

2. Comece pelos pontos básicos

Crochê para iniciantes: 4 dicas essenciais para iniciar no hobby
A correntinha e o ponto baixo são alguns dos pontos mais simples no crochê. Com eles, é possível criar peças simples sem muito esforço (Pexels/Reprodução)

Para quem nunca teve contato com os pontos de crochê, Marina explica que dedicar tempo ao aprendizado dos pontos mais simples, como a correntinha (corr.) e o ponto baixo (pb.), ajuda a tornar o processo para iniciantes ainda mais fácil.

Segundo ela, esses pontos formam a base de boa parte das outras técnicas e permitem a criação de peças simples logo no começo da aprendizagem.

Focar no básico permite que qualquer pessoa construa uma base sólida para iniciar qualquer peça, desde tapetes até toalhas de mesa simples. Ter paciência durante esse processo faz toda a diferença para que os pontos mais avançados se tornem mais fáceis de aprender, sem dificuldades”, explica Herrera.

Continua após a publicidade

Veja a seguir um tutorial completo sobre como criar os pontos mais essenciais do crochê: 

@mariecastrodiy

Salva e compartilha esse vídeo com todo mundo que gosta de crochê! Finalmente você vai aprender e seguir meus vídeos de tutoriais! #crochet #croche #tutorial #artesanato #ganchillo #crocheparainiciantes #crochetforbeginners

♬ Chill and gentle lo-fi/10 minutes(1455687) – nightbird_bgm

3. Treine a tensão do fio

Crochê para iniciantes: 4 dicas essenciais para iniciar no hobby
Fique atento aos movimentos realizados com o dedo indicador, mais conhecido como a tensão do ponto de crochê (Pexels/Reprodução)

Controlar a tensão do fio é, para alguns, um dos maiores desafios na hora de iniciar os pontos de crochê. De acordo com Marina, a dica aqui é manter o fio nem muito apertado e nem muito solto, para garantir uma uniformidade e fluidez durante o processo de crochetar.

“Para controlar a tensão, é importante manter a pegada [o dedo indicador que segura o fio] firme, mas sem muita força. Essa tensão deve passar do fio para a agulha de forma fluida, sem forçar. Caso fique muito apertada, é preciso soltar um pouco o fio entre os dedos para que o movimento se torne natural”, orienta a tutora.

Continua após a publicidade

4. Estabeleça um projeto simples para iniciar

Crochê para iniciantes: 4 dicas essenciais para iniciar no hobby
Que tal investir em um projeto simples para treinar os pontos de crochê? Tapetes e peças para cozinhas, como caminhos de mesa sousplat, são algumas das peças mais fáceis de serem feitas (Pexels/Reprodução)

Embora os iniciantes no crochê ainda não tenham a prática de criar projetos maiores logo de início, Marina sugere estabelecer metas simples e alcançáveis  para ganhar habilidade e confiança com as agulhas.

De acordo com ela, projetos como tapetes, toalhas ou peças para a cozinha não apenas ajudam a aprimorar a técnica, mas também aumentam a confiança, transformando o crochê em uma atividade cada vez mais prazerosa e estimulante.

“Peças como sousplat, caminhos de mesa e tapetes médios são excelentes para iniciantes. Apesar de parecerem simples, esses projetos oferecem a prática necessária para qualquer iniciante se sentir confortável e motivado a avançar para projetos mais desafiadores. Em poucas semanas, um caminho de mesa pode evoluir para uma bolsa, uma manta, e por aí vai”, conclui.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.